Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDGH7
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Os desafios de uma escola inclusiva |
Autor(es): | Neila Maria de Souza Lima |
Primeiro Orientador: | Grazielle Mariano Batista Maia |
Primeiro membro da banca : | Hormindo Pereira de Souza Junior |
Resumo: | Este trabalho é uma reflexão sobre a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais sob a perspectiva inclusiva na escola regular. Inicialmente tratou-se da questão relativa do termo inclusão e quais as condições atuais de se incluir alunos portadores de necessidades especiais em sala de aula regular. Trata também da falta de capacitação dos professores frente ao desafio de receber alunos com deficiência ou algum tipo de limitação em sala de aula regular. São destacados os desafios enfrentados hoje pela escola ao incluir alunos de diferentes potencialidades e dificuldades na sala de aula de uma escola regular. Os cuidados, o respeito, a atenção dedicados a eles na obtenção do conhecimento. O texto trata também dos projetos de escola e os suportes técnico, o percurso, currículo e avaliação e a necessidade da escola de superar as concepções meramente classificatórias. A importância da presença da escola regular na vida de cada um deles e a preocupação da construção de um ser social e interativo. A educação inclusiva parte do princípio de que todos podem aprender e de que suas diferenças devem ser respeitadas e trabalhadas.A escola torna-se inclusiva quando adota práticas baseadas na valorização da diversidade humana, no respeito pelas diferenças individuais, no desejo de acolher a todos, numa convivência harmoniosa, com a participação ativa da família e da comunidade escolar em todas as etapas do processo de aprendizagem.Este trabalho visa esclarecer as normalizações os pareceres e as orientações que regem a inclusão escolar juntamente com o PDI Plano de Desenvolvimento Individual do aluno - que é o instrumento que irá subsidiar o processo de promoção às etapas seguintes. Chega-se a conclusão que a escola inclusiva depende do trabalho conjunto da direção, equipe de especialistas, professores e comunidade escolar, na resolução conjunta das mudanças que deverão acontecer na escola. Incluir significa oferecer um ensino de qualidade. |
Assunto: | Educação especial Educação inclusiva Inclusão em educação Escolas Organização e Administração |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDGH7 |
Data do documento: | 14-Jan-2011 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_neila_maria_de_souza_lima.pdf | 215.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.