Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDHGX
Type: Monografias de Especialização
Title: Avaliação: construção e "des-construção" numa perspectiva do projeto político pedagógico da Escola Municipal Jacinto Silveira Neto
Authors: Thiago Lamonier Souza Gomes
First Advisor: Giselle Cristina Rodrigues
First Referee: Hormindo Pereira de Souza Junior
Abstract: Este trabalho trata-se de uma investigação acerca de como os professores do 6º ao 9º anos da Escola Municipal Jacinto Silveira Neto compreendem e utilizam os mecanismos avaliativos durante o ano letivo de 2010. Para tanto, utilizar-se-á questionários de avaliação interna dos respectivos professores, os quais constam perguntas e sugestões referentes à avaliação, carreira, indisciplina e outros pontos relevantes ao processo de ensino e aprendizagem. Assim sendo, foi-se feito, neste trabalho, uma discussão em um aspecto de construção e des-construção. Aqui compreendido como construção quando se trata do conhecimento dos mecanismos avaliativos e sua utilização de modo eficaz a fim de alcançar méritos de excelência, fazendo com que esses lhe dê subsídios para melhoria da prática pedagógica. Desse modo, tomando como parâmetro o conhecimento do PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola e outros instrumentos que regulamentam a avaliação de ensino. Em contrapartida, a des-construção foi-se compreendida no sentido da falta de conhecimento, muitas vezes observadas no ambiente escolar e por conseqüência uma efetivação avaliativa ineficiente e inconsistente, fazendo com que o processo pedagógico não atenda às necessidades dos educandos, o qual gera uma incompatibilidade com as leis que disciplinam a educação nacional brasileira.
Subject: Alunos Avaliação
Planejamento educacional
Escolas Organização e Administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDHGX
Issue Date: 29-Jan-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_thiago_lamonier_souza_gomes.pdf346.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.