Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FEEE4
Type: Monografias de Especialização
Title: Tempos e espaços escolares
Authors: Vilma Dutra Faria Rodrigues
First Advisor: Grazielle Mariano Batista Maia
First Referee: Hormindo Pereira de Souza Junior
Abstract: O estudo aborda as relações sobre o tempo e o espaço escolar e a forma como pode contribuir para a construção de uma escola comprometida com qualidade do ensino e como as reformas educacionais promovidas nos últimos anos trouxeram novos elementos para discussão em torno dessa importante dimensão do trabalho educativo. A organização do tempo é um dos aspectos mais questionados da estrutura escolar, pois a aprendizagem não acontece com a regularidade prevista na divisão das aulas ou da sequência de conteúdos ou de atividades fragmentadas, mas através do desenvolvimento humano, com suas bases biológicas e culturais. É marcado por períodos variáveis e irregulares cuja duração não coincide com o calendário escolar. Daí a necessidade de repensar tempos escolares mais amplos, flexíveis e sobretudo mais formadores como possibilita a organização em ciclos. Enfim, o trabalho procura deixar claro o papel da escola e dos educadores sobre a postura a ser adotada de acordo com a visão do ciclo que é considerar a idade de formação dos alunos tendo em vista a diversidade de ritmos de aprendizagem.
Subject: Escolas Organização e administração
Educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FEEE4
Issue Date: 14-Jan-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_vilma_dutra_faria_rodrigues.pdf192.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.