Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FEG95
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jussara Bueno de Queiroz Paschoalinopt_BR
dc.contributor.referee1Hormindo Pereira de Souza Juniorpt_BR
dc.creatorKarla Tereza Ocelli Costapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T21:54:52Z-
dc.date.available2019-08-13T21:54:52Z-
dc.date.issued2011-01-01pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FEG95-
dc.description.resumoEste estudo propôs analisar criticamente o PPP de uma escola municipal, tendo como foco norteador a avaliação escolar em sua construção e realização. Esta análise foi feita priorizando dois momentos: um deles, a partir da proposta inicial do PPP, construída em 2003, em que definiram os resultados obtidos. No outro momento, traz a reflexão da dimensão de sua efetivação nos anos seguintes até a proposta atual, construída em 2010. Após a análise, chega-se à conclusão de que a proposta inicial, pautada na participação efetiva de todos os atores da escola foi pontual e progressivamente abandonada nos anos seguintes, privilegiando uma avaliação centrada no aluno. Nesse percurso de ambivalências de conceitos e ações a escola tomou consciência do retrocesso da avaliação, e buscou, em 2010, voltar seu olhar para o passado, resgatando as propostas construídas pelo grupo de 2003. Surgiu então a proposta atual de avaliação, conivente com o processo educativo. A avaliação passa a ser praticada em outros moldes mais democráticos, com ênfase na clareza dos objetivos de aprendizagem que se pretende atingir, na busca de uma escola de qualidade, que esteja implicada na formação crítica, criativa, ética e transformadora de seus alunos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectParticipação coletivapt_BR
dc.subjectEducação de qualidadept_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectSujeitos/atorespt_BR
dc.subject.otherAlunos Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e Administraçãopt_BR
dc.titleAvaliação escolar: limites e possibilidadespt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_karla_tereza_ocelli_costa.pdf210.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.