Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FKHMX
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A integração ensino-serviço no processo de formação da ETSUS/Unimontes
Autor(es): Zaida Ângela Marinho de Paiva Crispim
Primeiro Orientador: Kenia Lara da Silva
Primeiro membro da banca : Alda Martins Goncalves
Resumo: Compreendendo que a Educação em Saúde é uma das ações no âmbito da Saúde Coletiva e que, almejar a efetiva construção da práxis, apoia-se na concepção de que não há prática sem teoria, nem teoria sem prática. O presente estudo tem por objetivo apresentar uma proposta de intervenção para aprimorar os conhecimentos e discussões dos coordenadores e docentes, acerca das práticas de integração ensino-serviço no processo de formação da Escola Técnica de Saúde (ETSUS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), de modo a concretizar as ações de saúde com maior comprometimento e efetividade. O estudo foi desenvolvido utilizando pesquisa bibliográfica e documental. Como metodologia de intervenção, propõe a realização de oficinas com o propósito de fazer uma reflexão e construção coletiva do conhecimento. Como resultado da intervenção, espera-se que: ao final de cada oficina de capacitação, os coordenadores e docentes da ETSUS/Unimontes compreendam os desafios da formação em saúde, com vista a um novo perfil profissional dos trabalhadores do SUS, bem como possam elaborar estratégias fundamentadas na recomposição das práticas de formação voltadas para a atenção e a gestão na saúde, visando à melhoria e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Abstract: Understanding that health education is one of the actions under the Public Health and who crave the effective construction of praxis, is based on the concept that there is no practice without theory or theory without practice. The present study aims to present a proposal for action to enhance the knowledge and discussions coordinators and teachers, about the practices of teaching-service integration in the process of formation of the Technical School of Health (ETSUS) State University of Montes Claros (Unimontes) in order to achieve health actions with greater commitment and effectiveness. The study was conducted using bibliographic and documentary research. How intervention methodology, proposes to conduct workshops with the purpose of making a reflection and collective construction of knowledge. As a result of the intervention, it is expected that: the end of each training workshop, coordinators and teachers of ETSUS/Unimontes understand the challenges of health training, with a view to a new professional profile of the SUS workers, as well as to develop strategies based on restoration of training practices aimed at care and health management, aiming the improvement and strengthening of the Unified Health System (SUS).
Assunto: Educação em Enfermagem
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FKHMX
Data do documento: 18-Fev-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
zaida__ngela_marinho_de_paiva_crispim.pdf293.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.