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dc.contributor.advisor1Clarice Marcolinopt_BR
dc.contributor.referee1Maria Ines Barreiros Sennapt_BR
dc.creatorCristina Maria Figueira Machadopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T14:25:43Z-
dc.date.available2019-08-10T14:25:43Z-
dc.date.issued2013-08-08pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FLEXX-
dc.description.abstractThis work proposes intervention with tutors of the Professional Practice in Service about ways to improve the assessment of student learning of the technical course in Oral Health of Health Technical School of Brasilia, intending to put it in line with the pedagogical proposal of the School. Presents an overview of the mid-level professional education and its interrelation with the training of human resources for the health sector in accordance with the principles and strategies of the Unique Health System. Reflects on some conceptual aspects of learning assessment with the purpose of providing a theoretical framework to support the proposed intervention. It proposes tools such as the portfolio, observation and self-evaluation to assist the learning process and contribute to the raising of the student understanding as an active agent in the learning process. Discussioning with the preceptors, these instruments will be debated in the light of Pedagogic Proposal of the Health Technical School of Brasilia and the theoretical framework presented in this paper. For discussions to reach the goals of readjustment of instruments, were proposed three stages, namely: first place - actions to discuss with teachers and tutors the difficulties already presented during the Class Councils, provided the protocol of class councils of the classes already closeds; secondly - actions to analyze the curriculum of the Course Plan of Technical in Oral Health, aiming at the correlation of the provided in the pedagogical proposal and in the curriculum with the assessment tools in use at School, wondering about the perspective of a critical and emancipatory education, suitable for work`s world nowadays; and the third stage - reorganization of existing instruments and / or insertion of others, such as portfolio and selfassessment, as pedagogical strategy, inside a Technical Training Course in Oral Health, in steps of Professional Practice in Service.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe intervenção junto aos preceptores da Prática Profissional em Serviço sobre maneiras para aprimorar a avaliação da aprendizagem dos alunos do curso Técnico em Saúde Bucal da Escola Técnica de Saúde de Brasília, com a intenção de colocá-la em consonância com a proposta pedagógica da Escola. Apresenta uma visão geral sobre a educação profissional de nível médio e sua inter-relação com a formação de recursos humanos para o setor saúde em conformidade com os princípios e estratégias do Sistema Único de Saúde. Reflete sobre alguns aspectos conceituais da avaliação da aprendizagem com o objetivo de propiciar um referencial teórico para subsidiar a proposta de intervenção. Propõe instrumentos como o portfólio, a observação e a autoavaliação para auxiliarem o processo de aprendizagem e contribuírem para a elevação da compreensão do aluno como agente ativo no processo de aprendizagem. Na discussão com os preceptores, serão debatidos esses instrumentos à luz da Proposta Pedagógica da Escola Técnica de Saúde de Brasília e do referencial teórico apresentado neste trabalho. Para que as discussões atinjam os objetivos de readequação dos instrumentos, foram propostos três momentos, quais sejam: primeiro momento - ações para discutir com os docentes e preceptores as dificuldades já apresentadas durante os Conselhos de Classe, sendo para tal disponibilizadas as atas de conselhos de classe de turmas já encerradas; segundo momento - ações para análise da matriz curricular do Plano de Curso do Técnico em Saúde Bucal, visando à correlação do disposto na proposta pedagógica e no currículo com os instrumentos de avaliação em uso na Escola, pensando-se na perspectiva de uma formação crítica e emancipadora, adequada ao mundo do trabalho na atualidade; e terceiro momento - reorganização dos instrumentos já disponíveis e/ou inserção de outros, tais como portfólio e autoavaliação, como estratégia pedagógica, dentro de um Curso de Formação de Técnico em Saúde Bucal, nas etapas de Prática Profissional em Serviço.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectTécnico em Saúde Bucalpt_BR
dc.subjectPrática profissional em serviçopt_BR
dc.subjectFormação em saúdept_BR
dc.subject.otherEducação em Enfermagempt_BR
dc.titleProposta de avaliação do processo de ensino-aprendizagem das práticas profissionais em serviço para curso técnico em Saúde Bucalpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

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