Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FLF7K
Type: Monografias de Especialização
Title: Metodologia problematizadora no curso técnico em radiologia do programa de formação profissional de nível médio para a saúde - PROFAPS
Authors: Luciano Freitas Sales
First Advisor: Alda Martins Goncalves
First Referee: Valda da Penha Caldeira
Abstract: Os processos de formação em saúde oferecidos e investidos pelo Ministério da Saúde por meio de programas de formações que visam qualificar os servidores atuantes no Sistema Único de Saúde SUS são executados pelas Escolas Técnicas do SUS ETSUS em todo o território Brasileiro. As ETSUS desempenham o importantíssimo papel de planejar a execução desses processos de formação baseando-se nas diretrizes do Ministério da Saúde que sugerem a metodologia mais adequada a ser trabalhada em cada processo de formação com a objetividade de alcançar resultados satisfatórios após a conclusão de cada processo de formação em saúde. A escolha de uma metodologia que aproxime o educando das realidades vivenciadas no dia-a-dia apresenta resultados positivos. Conclusões surgem após observações feitas dessas realidades e a partir delas, os estudos teóricos para encontrar hipóteses de soluções e aplicá-las a realidade, objetivando melhorar e aperfeiçoar essa realidade. O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pedagógica nas ETSUS CEGEPE tem por objetivo a elaboração de um programa de capacitação pedagógica ao corpo docente do Curso Técnico em Radiologia/PROFAPS da ETSUS Amazonas sobre a utilização da Metodologia Problematizadora no ensino, como sugestão do Ministério da Saúde, por aproximar o educando da realidade.
Abstract: The processes of health training offered and invested by the Ministry of Health through training programs that aim to qualify servers operating in the Unified Health System - SUS run by SUS Technical Schools - ETSUS throughout the Brazilian territory. The ETSUS play a very important role in planning the implementation of these formation processes based on the guidelines of the Ministry of Health suggest that the most appropriate methodology to be worked on each training process with objectivity to achieve satisfactory results after the completion of each process health training. The choice of a method that approximates the student lived realities of dayto- day shows positive results. Conclusions arise after observations of these realities and from them, the theoretical hypotheses to find solutions and apply them to reality, aiming to enhance and improve this situation. This Work Completion Specialization in Educational Management in ETSUS - CEGEPE aims at developing a training program teaching the faculty of the Technical Course in Radiology / PROFAPS ETSUS of Amazonas on the use of questionable methodology in teaching, as suggestion of the Ministry of Health, the student closer to reality. Keyword: Questionable methodology, pedagogical training.
Subject: Educação em Enfermagem
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FLF7K
Issue Date: 29-Jul-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
metodologia_problematizadora_no_curso_t_cnico_em_radiologia.pdf313.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.