Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSEGU
metadata.dc.type: Monografias de Especialização
Title: O protagonismo infantil nos processos educativos que envolvem a linguagem artística
metadata.dc.creator: Marcia Aparecida Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: Clenice Griffo
metadata.dc.contributor.referee1: Sandro Vinicius Sales dos Santos
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal propor o debate, a reflexão e a desnaturalização de fatos relacionados à presença da religiosidade nas festas e no currículo da educação infantil em uma Unidade Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte. Pretende-se também propor a inclusão de múltiplas lentes que orientem a atuação nas tensões provocadas pela busca do direito a laicidade, considerando a multiplicidade de fatores socioculturais presentes no currículo desta escola pública, que tem como centralidade de seu Projeto Político Pedagógico o princípio da igualdade na perspectiva do direito a ter direitos. As reflexões propostas neste trabalho buscam apontar soluções para as freqüentes dúvidas, discussões e tensões vividas pelo coletivo de professoras, coordenadoras e direção, nos momentos de planejamento e organização das datas comemorativas com cunho religioso. Considerando-se que o currículo da educação infantil não tem como função legal atuar na formação religiosa das crianças, mas, sim, o dever de cumprir com sua função sociopolítica e pedagógica para que os alunos desta faixa etária possam conhecer e vivenciar diferentes manifestações culturais, além de poderem reconhecer que a sua cultura também é acolhida. Procura-se articular o tema aqui desenvolvido com a concepção de educação democrática comprometida socialmente, que não reproduza as desigualdades existentes, mas que promova a presença das diferentes culturas, etnias, gênero e opções religiosas. A pesquisa se deu na abordagem qualitativa e participativa com foco no projeto de intervenção. A atuação se deu com os diferentes segmentos do processo educativo, tendo como suporte teórico a legislação brasileira pautada no direto e nas políticas públicas voltadas à formação integral da pessoa humana encontradas nas pesquisas de Cavalieri (2006), Corsino (2006), Cunha (2006), Cury (2004), e Fischmann (2006). Para a questão da Educação Infantil, contou-se com o aporte teórico de Kramer (1998, 2006), Kramer, Nunes e Corsino (2011). Considerou-se, ao final do estudo, que a pesquisa de intervenção atingiu aos objetivos colocados, uma vez que conseguimos colocar em cena o debate e a reflexão acerca de elementos muitas vezes naturalizados. Além de estimular o grupo de professoras a construir de forma coletiva propostas que acolham todas as famílias, crianças e profissionais de diferentes condições socioculturais e religiosas. Palavras chave: Festas, ReligiãoEste trabalho trata do protagonismo infantil nas propostas pedagógicas desenvolvidas com as crianças de 4 e 5 anos em instituição de educação infantil, envolvendo a linguagem artística plástica e discorrendo sobre as possibilidades e a importância da participação das crianças na elaboração das propostas a serem desenvolvidas com grupo. O objetivo do presente trabalho foi estudar as práticas que possibilitam a participação das crianças de 4-5 anos nas aulas que envolvem a linguagem artística plástica. Tendo em vista a preocupação existente em possibilitar a real participação das crianças na elaboração e definição das propostas desenvolvidas nas atividades que envolvem esta linguagem, será apresentado um breve estudo sobre a concepção de infância, criança, desenvolvimento, protagonismo e linguagem artística. Esta monografia apresenta as intervenções realizadas durante um período de atuação junto a turmas de crianças de 4 5 anos no Anexo José Maria dos Mares Guia, localizado no Bairro Riacho, em Contagem/MG. Na primeira parte há uma caracterização e o histórico da educação infantil no município de Contagem que teve uma ampliação no atendimento e na qualidade do trabalho ao longo dos últimos anos; o histórico da educação infantil na instituição e parte de sua proposta pedagógica; assim como um breve relato da trajetória profissional da professora que realizou o presente estudo e a caracterização da instituição e seus profissionais e da população atendida. Em seguida será apresentada a fundamentação teórica, com a concepção de desenvolvimento, aprendizagem, infância, linguagem artística e protagonismo infantil em instituições de educação infantil. Foram pesquisados autores de expressividade como Vigotsky e Sarmento. Na segunda parte apresentamos o relato do projeto de intervenção realizado e que envolvem atividades desenvolvidas na proposta de trabalho com a linguagem artística plástica e algumas reflexões da profissional envolvida. Na ultima parte, estão as considerações finais, que apresentam a percepção da professora que executou o projeto de intervenção no que diz respeito aos dados obtidos, sendo possível perceber que as crianças participam de forma ativa da elaboração das propostas de trabalho e interagem com seus pares e com os adultos. Demonstram maior interesse na realização de atividades e fazem intervenções durante o processo de execução das propostas que são elaboradas junto ao grupo. O trabalho que incentiva o protagonismo infantil demonstra propiciar o desenvolvimento mais amplo das crianças e o maior envolvimento do grupo como um todo com a realização do que foi proposto.
Abstract: This work deals with child role in pedagogical proposals and was developed with 4 and 5 years old children, in an early childhood institution. The research involved activities in plastic artistic language, and discussed the possibilities and the value of involving children in the organization of these proposals, aimed to be developed with the group. The aim of the research was to investigate practices that enable 4-5 years old children to participate in classes involving plastic artistic language. Given the existing concern in encouraging real participation of children in the development and definition of proposals in activities involving this language, a brief study on basic concepts of childhood, child development, leadership and artistic language was also presented. This paper presents the activities carried out during an intervention performance with groups of 4-5 years old children in the José Maria dos Mares Guia outbuilding, located inside the so named primary school in Riacho, a neighborhood located in the county of Contagem, Minas Gerais. The first part of the paper presents a characterization and history of early childhood education in the County of Contagem, which experienced an expansion of this service and an increase in quality of this work over the past few years. The history of early childhood education in the studied institution and part of its pedagogical proposal were also taken into account, as well as a brief report of professional life of the teacher who led this study and the characterization of the institution, its employees and the population served. Therefore, the theoretical foundation, with the conception of development, learning, childhood, artistic language, and children's role in early childhood institutions will be presented. Several authors were searched specially Vygotsky and Sarmento. In the second part we present the report of the undertaken intervention project whose activities involved works with plastic artistic language as well as some reflections from the teacher involved. In the last part, are the final considerations, which represent the perception of the teacher who held the proposed intervention, regarding the obtained data, showing that it is possible to understand that even small children can actively participate in the formulation of proposals for work and to interact with their classmates and with adults. They demonstrate greater interest in performing activities and make interventions during the implementation process of the proposals that are suggested and developed by the group. Works that encourage children, show that leadership provides a broader children development and an increased group involvement of the as a whole with the realization of those matters that were proposed.
metadata.dc.subject.other: Educação pre-escolar
Autonomia nas crianças
Arte Estudo e ensino
metadata.dc.language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
metadata.dc.publisher.initials: UFMG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSEGU
Issue Date: 30-Nov-2013
Appears in Collections:Especialização em Docência na Educação Infantil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
m_rcia_gomes___vers_o_corrigida_2__1_.pdf629.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.