Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSFKM
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O trabalho com educação musical: a percepção das crianças de quatro e cinco anos do CEMEI Mundo Maior
Autor(es): Maria Margarida de Oliveira Silva
Primeiro Orientador: Cecilia Vieira do Nascimento
Resumo: A presente pesquisa discute a importância do trabalho com música no interior da instituição de educação Infantil denominada CEMEI Mundo Maior como forma de contribuir para a formação integral da criança. Tem como principal ponto de apoio a coleção Cadernos de Currículo para Educação Infantil de Contagem, Experiências. Saberes e Conhecimentos com ênfase no caderno A Criança, a Música e a Linguagem musical. Utiliza como metodologia os princípios da pesquisa-ação. Fala da importância de se incluir no cotidiano da educação Infantil o trabalho com a educação musical e a arte em geral, buscando integração com as outras linguagens. Realiza experiências onde as crianças têm a oportunidade de participar ativamente, falando, explorando os instrumentos, cantando e ajudando na construção de instrumentos a partir de materiais recicláveis, se esforçando em ouvir estilos musicais fora do contexto cultural revelado por elas. Revela um progressivo interesse por parte das profissionais da instituição em colaborar, contribuindo para o sucesso da pesquisa e comprometendo-se em considerar a importância de incluir a música e a arte em geral no planejamento pedagógico. Conclui que ainda é necessário colocar o assunto em pauta no momento de discutir e elaborar a proposta pedagógica para o próximo ano, solicitando aquisição de instrumentos convencionais ou não, maior divulgação do material já existente como CDs, DVDs, livros e instrumentos. E uma boa participação de todos para um trabalho de qualidade no CEMEI Mundo Maior.
Abstract: This research discusses the importance of working with music into the CEMEI Mundo Maior, an early institute of education, as a way to contribute to the development of young children. It has, as main support, the collection Cadernos de Currículo para Educação Infantil de Contagem, Experiências. Saberes e Conhecimentos, emphasizing the book A Criança, a Música e a Linguagem musical. It adopts, as a methodology, the principles of action research. It talks about the importance of including, daily on childhood education, the work with music education and art in general, seeking integration with other languages. It conducts experiments where children have the opportunity to participate actively; talking, exploring instruments, singing and helping to build instruments from recyclables, striving to hear musical styles outside the cultural context revealed by them. It reveals a progressive interest, on the part of the institution's professionals, in collaborate and contribute to the success of the research and pledging to consider the importance of including music and art in general in educational planning. It concludes that it is still necessary to place the subject matter on the agenda at time to discuss and elaborate the pedagogical proposal for the next year, requesting acquisition of conventional instruments or not, further disclosure of existing material such as CDs, DVDs, books and instruments; and a good involvement of all in order to achieve quality work in CEMEI Mundo Maior.
Assunto: Musica na educação
Musica  Instrução e estudo
Educação pre-escolar
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSFKM
Data do documento: 30-Nov-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Docência na Educação Infantil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
o_trabalho_com_educa__o_musical_a_percep__o_daas_crian_as_de_quatro_e_cinco__anos_do_cemei__mundo_.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.