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Type: Monografias de Especialização
Title: As relações afetivas e sua importância para o período de adaptação das crianças na escola
Authors: Claudia Regina Rago Gonçalves
First Advisor: Merie Bitar Moukachar
First Referee: Paula Cristina David Guimarães
Abstract: Este trabalho tem como objetivo principal analisar a importância das relações afetivas, para a adaptação da criança na escola. A indagação que se coloca é, neste contexto de adaptação, de que maneira as relações afetivas vão contribuir para que a criança rompa o temor e a insegurança dos primeiros dias no cotidiano escolar? E ainda, será que professores, funcionários e demais pessoas da escola têm consciência da importância do afeto nas relações interpessoais com a criança com a qual trabalham, nesse período de adaptação? Para fundamentar teoricamente essas ideias, recorremos à Wallon, que tem a afetividade como tema central de suas pesquisas, e também às teorias de Piaget e Vygotski. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, empregando alguns elementos da pesquisa ação. Como instrumentos metodológicos, foram realizados observações, aplicação de questionários, entrevistas, registros, análise da ficha da criança, como também intervenções promovendo a interação professor/aluno. Esta pesquisa foi realizada em uma escola publica de educação infantil, no bairro União, na cidade de Belo Horizonte. Foram sujeitos da pesquisa uma criança de 3 anos e suas professoras. Os resultados mostraram que a afetividade praticada, em primeiro plano pela professora, bem como pelas pessoas que estavam envolvidas no processo, colaborou para a adaptação da criança. As reflexões realizadas, com o intuito de conscientizar os envolvidos da importância de conceder às crianças o direito de adequação durante o período de adaptação, facilitaram consideravelmente os procedimentos desenvolvidos com a criança, sujeito dessa pesquisa. Procedimentos como o carinho, a atenção redobrada, o cuidado e a sensibilidade em respeitar a cultura trazida de casa, quando transmitidos às crianças pelos profissionais, por meio não somente do abraço e do aconchego, mas também do olhar e da atenção diferenciada, fazem com que esse processo transcorra com menos sofrimento para os pequeninos, e com que a adaptação deles aconteça mais rapidamente.
Abstract: This work has as principal objective to analyze the importance of affective relationships to child adaptation in school. The question that arises is, in this context adaptation, how affective relationships will help the child to break the fear and insecurity of the early days in school life? And are teachers, staff and other school personnel conscious of the importance of affect in the interpersonal relationships with the children with whom they work, in this adaptation period? To support these ideas theoretically, we resorted to Wallon, who has affectivity as the central theme of his research, and also to the theories of Piaget and Vygotsky. The methodology used was the case study, using some elements of action research. As methodological instruments, observations, questionnaires, interviews, register, analysis of a child record, as well as interventions promoting teacher/student interaction were performed. This research was conducted in a public school of kids, in Union neighborhood, in the city of Belo Horizonte. A child of 3 years and their teachers were research subjects. The results showed that affectivity practiced in the first plan by the teacher as well as by the people who were involved in the process, contributed to child adaptation. The reflections made, in order to give awareness to those involved about the importance of giving children the right to adapt during the adaptation period, considerably facilitated the procedures developed with the child, the subject of this research. Procedures such as affection, extra attention, care and sensitivity with respect to the home culture when transmitted to children by professionals, not only through the hug and cuddle, but also through the special look and specific attention, it diminishes the length of time for the process with less suffering for the little ones, and the adaptation for them happens faster.
Subject: Educação pre-escolar
Adaptação escolar
Afetividade
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSGQA
Issue Date: 1-Jan-2013
Appears in Collections:Especialização em Docência na Educação Infantil

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