Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSJ6S
Type: Monografias de Especialização
Title: Interações e brincadeiras com crianças de um ano
Authors: Adriana Terezinha dos Santos
First Advisor: Maíra Tomayno de Melo Dias Azevedo
First Referee: Luciana da Silva de Oliveira
Abstract: O presente trabalho tem como questão central identificar e propor atividades que possam ser utilizadas para contribuir com o processo de interação das crianças de um ano na UMEI Mangueiras. O aporte teórico do trabalho baseia-se nas concepções de Vygotsky (2005) e Wallon (1981). Os trabalhos destes autores suscitam uma reflexão sobre a prática pedagógica que busca atender às necessidades da criança nos planos afetivo, cognitivo e motor e promove o seu desenvolvimento em todos os níveis. Nessa perspectiva, aumenta-se a compreensão do que é significativo nas condutas infantis e nas interações estabelecidas. Este projeto foi desenvolvido sob uma perspectiva qualitativa onde se pretendeu realizar uma pesquisa ação que se constitui como uma das muitas diferentes formas de investigação, e pode ser definida como toda tentativa continuada, sistemática e empiricamente fundamentada de aprimorar a prática. Inicialmente foi realizada uma observação das interações estabelecidas entre as crianças e as professoras. Para alcançar o objetivo proposto, utilizamos como instrumentos de coleta de dados: anotações (descrição da situação observada), fotografias e entrevistas com as professoras. Após a observação realizamos uma intervenção em que propomos diferentes brincadeiras que tinham como objetivo: incentivar e respeitar a autonomia das crianças, construir um ambiente cooperativo, desenvolver o controle da impulsividade, promover a concentração, estimular novas descobertas, aprender a lidar com sentimentos e frustrações causadas pelo desconforto de ser contrariado. Após as atividades da intervenção conseguimos alcançar alguns resultados que considero muito positivos. As crianças agora já conseguem se deslocar para o refeitório, andar devagar pela escola, cumprir alguns combinados e cooperar mais com os colegas e com a professora. Ao final da intervenção foi possível perceber que o trabalho desenvolvido com as crianças deve ter continuidade, pois algumas atividades fazem a diferença na rotina diária das mesmas. Além disso, pontuamos que essa experiência foi muito boa, pois percebemos que os limites das crianças vão além das nossas expectativas.
Abstract: This work has main questionto identify and propose activities that can be to contribute to the process of interaction of children a year in UMEI Mangueiras. The theoretical contribution of the work is based on the concepts of Vygotsky (2005) and Wallon (1981).The work of these authors call for a reflection on the pedagogical practice that searches to attend the needs of the child in the affective, cognitive and motor plan and promote their development at all levels. From this perspective increases the understanding of what is significant in childrens behavior and the interactions established. This project was developed under a qualitative perspective which sought to perform an action that is constituted as one of many different forms of action research, and can be defined as any ongoing, systematic, empirically based attempts to improve practice research. Initially an observation of the interaction between children and teachers was held .To achieve the proposed goal, we use as instruments of data collection: notes (description of thesituation observed), photographs, and interviews with teachers. After the observation conducted an intervention in which we propose different games that were aimed at: encouraging and respecting the autonomy of children, build a cooperative environment, develop impulse control, promote concentration, stimulate new discoveries, learning to deal with feeling and frustrations discomfort caused by being upset. After intervention activities have achieved some results which I consider very positive .The childrennow can move to the cafeteria, walking slowly by the school , meet some combinations and cooperate more with peers and with peers and with children should be continued ,because some activities make a difference in the daily routine of the same . Also, we stress that this experience was very good, because we realized the limits of the children go beyond our expectations.
Subject: Educação
Crianças Formação
Educação pre-escolar
Interação social
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSJ6S
Issue Date: 30-Nov-2013
Appears in Collections:Especialização em Docência na Educação Infantil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adria.pdf934.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.