Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSJDF
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rogerio Correia da Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Cecilia Vieira do Nascimentopt_BR
dc.creatorAnamaria da Silva Amorimpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T19:36:36Z-
dc.date.available2019-08-09T19:36:36Z-
dc.date.issued2013-11-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSJDF-
dc.description.abstractRoutine is an important element of the organization of time and space , and is always present in various social organizations , especially within educational organizations . Therefore , the present study aims to investigate the challenges and opportunities to create a full routine taking into account the organization of time and space from two classes that follow the same routine and use the same space in a public institution of early childhood education Belo Horizonte . Also aims to review the routine and the pedagogical practices used by professionals to make better use of the space available for development activities , creating a more welcoming , warm and friendly environment for children , want to be with him to create a space that is meaningful and is an educator environment. This work is in an intervention research conducted in two groups of 02 years , sharing the same space and follow the same routine during the day in a Municipal Unit of Child Education Belo Horizonte , where we seek to systematize the discussions and question along professionals the importance of planning a full routine for children who remain in the institution for 10 hours daily supervised by ten teachers and five auxiliary support the inclusion divided into three shifts . From the analysis of the data found that there is a great need to restructure daily activities , routine and planning . Therefore, we sought to raise some alternatives to solve problems collectively building methodologies among all professionals involved so that children are cared for in all your daily needs and specificitiespt_BR
dc.description.resumoA rotina é um importante elemento da organização dos tempos e dos espaços, está e sempre esteve presente nas mais diversas organizações sociais, sobretudo, nas organizações educacionais. Por isso, o presente trabalho tem por finalidade investigar os desafios e possibilidades para se criar uma rotina integral levando em consideração a organização dos tempos e espaços de duas turmas que seguem a mesma rotina e utilizam o mesmo espaço em uma instituição pública de educação infantil de Belo Horizonte. Visa ainda rever a rotina e as práticas pedagógicas utilizadas pelos profissionais para um melhor aproveitamento dos espaços disponíveis para desenvolvimento das atividades, criando um ambiente mais acolhedor, aconchegante e agradável para as crianças, pretende-se com ele a criação de uma espaço que seja significativo e que seja um ambiente educador. Este trabalho trata-se de uma pesquisa de intervenção realizada em duas turmas de 02 anos, que compartilham o mesmo espaço e seguem a mesma rotina durante o dia em uma Unidade Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte, onde buscamos sistematizar as discussões e problematizar junto aos profissionais a importância de se planejar uma rotina integral para as crianças que permanecem na instituição por 10 horas diárias supervisionadas por dez professores e cinco auxiliares de apoio a inclusão divididos em três turnos de trabalho. A partir da análise dos dados levantados constatamos que há uma grande necessidade de reestruturação das atividades diárias, da rotina e do planejamento. Sendo assim, buscamos levantar alternativas para solucionar alguns problemas construindo coletivamente metodologias entre todos os profissionais envolvidos para que as crianças sejam atendidas em todas as suas necessidades e especificidades diárias.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectRotina integralpt_BR
dc.subjectTempo e espaçopt_BR
dc.subject.otherEscolas  Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação pre-escolarpt_BR
dc.titleDesafios e possibilidades para se criar uma rotina integral na Educação Infantilpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência na Educação Infantil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_novembro__c_pia_final.pdf15.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.