Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTFJP
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Um estudo das concepções de currículo que permeiam as práticas pedagógicas das professoras de uma unidade municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte
Autor(es): Juliana Batista dos Santos Chquiloff
Primeiro Orientador: Sandro Coelho Costa
Primeiro membro da banca : Luciana da Silva de Oliveira
Resumo: As questões que nortearam a pesquisa foram sendo construídas a partir de inquietações e reflexões realizadas enquanto atuava em uma escola como professora da Educação Infantil e observei que não existia sistematização, nem estudos em torno das questões que envolvem a organização do currículo na Educação Infantil. As experiências propostas para as crianças eram desvinculadas de objetivos e cada professora propunha o que acreditava ser certo e descartava o que não achava adequado para sua turma sem consultar ou estudar qualquer material que abordasse o assunto. Assim fui tecendo o emaranhado de questões que deram origem à investigação, realizada no âmbito do curso de Especialização em Educação Infantil. O estudo teve como objetivo investigar as concepções de currículo presentes nas práticas pedagógicas das professoras que atuam nas turmas de cinco anos de uma UMEI em Belo Horizonte. Ainda, compreender as tensões existentes entre o desenvolvimento do currículo no cotidiano e as orientações oficiais da rede, registradas no documento Proposições Curriculares para Educação Infantil. Para tal, buscamos organizar informações e analisar as concepções das professoras das turmas de cinco anos em relação ao currículo e às práticas pedagógicas desenvolvidas em sala, além de identificar os saberes que estão sendo mobilizados nas práticas das professoras. A fim de atingir os objetivos propostos foram aplicados questionários para um grupo de dezessete professoras, sendo que três delas, referências nas turmas de cinco anos, foram objeto de uma observação mais direta contribuindo de forma mais profícua com o levantamento de dados. Observamos que as Proposições elaboradas pela PBH, na prática, auxiliam o trabalho dos profissionais que atuam nas salas de atividades, configurando os eixos e as linguagens apresentadas em experiências significativas, considerando as crianças como sujeitas de voz ativa no processo de desenvolvimento/aprendizagem.
Abstract: The questions that guided the research were being built from worries and reflections made while acting in a school as a teacher of Early Childhood Education and noticed that there was no systematic or studies on issues involving the organization of the curriculum in kindergarten. The proposed experiments for kids were unrelated goals and each teacher was proposing what he believed was right and discarded what did not feel right for your class or study without consulting any material that addressed the issue . So I was weaving the tangled issues that gave rise to the investigation carried out under the specialization in Early Childhood Education. The study aimed to investigate the conceptions of present curriculum in the pedagogical practices of teachers who work in groups of five years of a Umei in Belo Horizonte. Still, understanding the tensions between the development of the curriculum and in the daily official guidance network, registered in the document Proposals for Curriculum Early Childhood Education." To this end, we seek to organize information and analyze the conceptions of the teachers of the classes of five years in relation to the curriculum and pedagogical practices developed in the classroom, and identify the knowledge being mobilized in the practices of the teachers. In order to achieve the proposed objectives questionnaires were administered to a group of seventeen teachers, three of them, references in groups of five, were subject to a more direct observation of contributing more fruitful way with the survey data. We note that Propositions developed by PBH in practice, assist the work of the professionals working in the activity rooms, setting the axes and the languages presented in meaningful experiences, considering children as subject of a voice in the development / learning process.
Assunto: Educação pre-escolar
Curriculos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTFJP
Data do documento: 30-Nov-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Docência na Educação Infantil

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