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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FUF7M
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Faróis da educação e os desafios da formação de leitores no Maranhão |
Autor(es): | Cristiane Dias Martins da Costa |
Primeiro Orientador: | Maria Aparecida Paiva S dos Santos |
Primeiro membro da banca : | Isabel Ibarra Cabrera |
Segundo membro da banca: | Hercules Toledo Correa |
Terceiro membro da banca: | Maria Zelia Versiani Machado |
Quarto membro da banca: | Maria Lucia Castanheira |
Quinto membro da banca: | Paula Cristina de Almeida Rodrigues |
Resumo: | Esta pesquisa investiga práticas de leitura e formação de leitores no contexto de espaços públicos de leitura designados Faróis da Educação. Esses espaços são resultantes do projeto Farol da Educação: uma alternativa para as bibliotecas escolares, e foram implantados pelo estado do Maranhão, a partir do ano 1997. O projeto foi inspirado na experiência Farol do Saber, desenvolvida pela cidade de Curitiba, no estado do Paraná. O objetivo principal do estudo foi lançar luz sobre essa experiência em curso, em uma perspectiva analítica e crítica, problematizando o papel desses espaços na formação de leitores. Os seis Faróis da Educação da Unidade Regional de Codó compõem o corpus deste trabalho, sendo que o Farol do município de Codó foi escolhido para a verticalização do estudo. A pesquisa está alicerçada em dois procedimentos metodológicos: na abordagem quantitativa, por meio de mapeamento realizado nos seis Faróis da Educação; e na abordagem qualitativa, através da identificação e análise das práticas de leitura de seis leitores assíduos do Farol da Educação de Codó. O apoio teórico da investigação ancora-se em estudiosos do campo da leitura e da formação de leitores, e nos estudos sobre bibliotecas públicas e escolares. Através da pesquisa, constatou-se a importância dos Faróis da Educação para a realidade maranhense, onde eles existem e funcionam, sendo que, em alguns casos, eles constituem o único espaço de leitura da cidade. Entretanto, diante dos dados levantados nos Faróis investigados, ressalta-se a necessidade de um maior acompanhamento dos mesmos, além de maior apoio financeiro e mais recursos humanos, para que se possa melhorar a estrutura física, o acervo, a capacitação dos profissionais que neles atuam, possibilitando, assim, oferecer, além do apoio à pesquisa escolar, atividades que proporcionem a formação de leitores. |
Abstract: | This research investigates reading practices and development of readers in the context of specific public places for reading, named Faróis da Educação (Lighthouses of Education), which resulted from the project Farol da Educação: uma alternativa para as bibliotecas escolares (Lighthouses of Education: an alternative to school libraries). The implementation of Faróis da Educação started in 1997 and was carried out by the government of Maranhão, a northeastern state of Brazil. The Project was based on another initiative, the so-called Faróis do Saber (Lighthouses of knowledge), developed in Curitiba, the capital of Brazilian southern state of Paraná. The main purpose of the study is to shed light on this ongoing program in Maranhão, from an analytical and critical perspective, and questioning the role of these spaces in the development of readers. Six Faróis da Educação located in the Regional Unit of Codó, in Maranhão, constitute the corpus of the research; among them, the Farol in the municipality of Codó was chosen for a deeper study. The research is grounded in two methodological procedures: quantitative approach, by mapping the six Faróis da Educação; and qualitative approach, by identifying and analyzing reading practices of six assiduous readers at Farol of Codó. Theoretical support came from scholars in the field of reading and development of readers, and from studies on public and school libraries. This research has corroborated the importance of Faróis da Educação to the context where they exist and operate; in some cases, they are the only reading spaces in town. However, taking into account data found about the Faróis, it becomes clear that they need more attention and monitoring, greater financial support and more human resources, so that it becomes possible to: improve their physical structure and their collection, and offer professional training to their employees. This way, they will be able to besides giving support to school research offer activities that provide development of readers. |
Assunto: | Educação Bibliotecas escolares Interesses na leitura Bibliotecas públicas Leitura Livros e leitura |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FUF7M |
Data do documento: | 30-Jul-2013 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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