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dc.contributor.advisor1Antonio Julio de Menezes Netopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rosilene Horta Tavarespt_BR
dc.contributor.referee1Jose de Sousa Miguel Lopespt_BR
dc.contributor.referee2Savana Diniz Gomes Melopt_BR
dc.creatorCristiana Chaves de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T12:35:34Z-
dc.date.available2019-08-14T12:35:34Z-
dc.date.issued2013-08-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FVG54-
dc.description.abstractThis thesis is the result of a major project called Integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Formação Docente of Núcleo Pr@xis de Pesquisa, Ensino e Extensão em Tecnologias da Informação e Comunicação da Faculdade de Educação FaE-UFMG/CNPq, of the Federal University of Minas Gerais (UFMG). The project integrated the Program Degrees Consolidation (Prodocência), Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). Program aims to help raise the quality of the undergraduate courses and extend the range of actions for initial teacher training. This thesis has its theoretical framework based on a non-orthodox marxism, analyzing under which perspectives these Information and Communication Technologies (ICT) in classroom courses of teachers training, have been incorporated into the curriculum of seventeen majors on teaching degrees within the period of 2001 and 2012. Aiming the qualification of future teachers for work in the contemporary capitalism, context branded by Toyotist production. It was interesting to us to compare and analyse the researched data, contextualizing them in the educational scenario and the contradictory role of the new tecnologies of information and communication. Such profile reveals the necessity of an initial formation of teachers aiming for contemporary demands regarding qualification for the workfield, also via basic education. However, at the same time we intend here is to debate the importance the future workers in education have in acquiring access to experiences on use of ICT, not only instrumental but also under a critical/emancipatory perspective. Developing the research, with exploratory and descriptive kind, we realised that besides the discrepancy over the knowledge on the ICT, Universidade Federal de Minas Gerais, in general, has given few opportunities to its students to experience the use of the ICT within a critical perspective. Despite the importance of the ICT in the formation of teachers, its merely instrumental use has narrowed the experiences of its potentialities in the practice of the future teachers, which would certainly cause an impact on the future formation of the new generations.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é resultado de um projeto maior intitulado Integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Formação Docente, do Núcleo Pr@xis de Pesquisa, Ensino e Extensão em Tecnologias da Informação e Comunicação da Faculdade de Educação/FaE-UFMG/CNPq, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O projeto integrou o Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que visa contribuir para elevar a qualidade dos cursos de licenciatura e ampliar o alcance das ações voltadas para a formação docente inicial. O trabalho que ora se apresenta tem seus referenciais teóricos pautados em um marxismo não-ortodoxo, analisando em que perspectivas as tecnologias da informação e comunicação (TIC), nos cursos presenciais de formação de professores da UFMG, têm sido incorporadas nas estruturas curriculares e ementas dos dezessete cursos de formação de professores, no período de 2000 a 2012. Tendo-se em vista a qualificação dos futuros docentes para o trabalho no capitalismo contemporâneo, contexto marcado pela organização da produção de orientação Toyotista, interessou-nos confrontar e analisar os dados pesquisados contextualizando-os no cenário educacional e, nele, o papel contraditório das novas tecnologias da informação e comunicação. Partimos do pressuposto de que a sociedade atual demanda das instituições, entre elas as instituições educativas, a incorporação das TIC em seus diferentes contextos sociais e profissionais. Quadro esse que revela a necessidade de uma formação inicial de professores voltada para as exigências contemporâneas da qualificação de força-de-trabalho também via educação básica. Porém, o que, ao mesmo tempo, queremos aqui debater é a importância de que os futuros trabalhadores em educação tenham acesso a experiências sobre os usos das TIC, não no sentido instrumental apenas, mas sob uma perspectiva crítica/emancipatória. No desenvolvimento da pesquisa, de tipo exploratória e descritiva, constatamos que além da defasagem dos conhecimentos sobre as TIC, a Universidade Federal de Minas Gerais, de um modo geral, pouco tem oportunizado que os estudantes vivenciem os usos das TIC numa perspectiva crítica. Apesar da percepção da importância que essas tecnologias assumem nas políticas de formação de professores, seus usos meramente instrumentais de trabalho têm limitado as experiências sobre as potencialidades de seu emprego nas práticas docentes dos futuros professores. O que certamente também impactaria a futura formação das novas gerações.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectFormação inicial de professores/licenciaturaspt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCapitalismopt_BR
dc.subject.otherTrabalho  Aspectos sociais pt_BR
dc.subject.otherProfessores  Formação  pt_BR
dc.subject.otherTecnologia da informaçãopt_BR
dc.titleQualificação para o trabalho no capitalismo contemporâneo: as tecnologias da informação e comunicação na formação docente inicial na UFMGpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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