Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FZGRM
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Potencialidades investigativas da pesquisa de opinião nas aulas de biologia
Autor(es): Fernanda Fernandes Strelow Moreira
primer Tutor: Ana Rafaela Correia Ferreira
Resumen: Nesse trabalho propomos a análise do desenvolvimento de uma pesquisa de opinião por estudantes do Ensino Médio com o tema comportamento de corte entre os jo-vens, com o objetivo de identificar se pesquisas de opinião podem se caracterizar como uma atividade na perspectiva de ensino de ciências por investigação. Conside-ramos uma atividade investigativa aquela que tem como foco o protagonismo do aluno na construção do conhecimento. Dessa forma, o aluno não é um sujeito passi-vo; ele é proativo e o professor atua como guia ou mediador dos processos de ensi-no e aprendizagem. Para a aplicação da pesquisa de opinião, tomamos o modelo proposto pelo programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO). O trabalho de campo dessa investigação foi desenvolvido ao longo dos meses de fevereiro a maio de 2013 em uma escola estadual da região leste de Minas Gerais com 40 alu-nos do segundo ano do Ensino Médio, na disciplina de Biologia. Buscamos nesta pesquisa, verificar as potencialidades investigativas encontradas em uma atividade de pesquisa de opinião e também verificar as características investigativas encon-tradas no modelo proposto pelo NEPSO. Para isso, desenvolvemos e aplicamos em uma turma de segundo ano, uma atividade de pesquisa de opinião abordando o te-ma comportamento de corte. O assunto refere-se às estratégias utilizadas pelos animais para conquistar um parceiro. Na atividade desenvolvida com os alunos, ou seja, na pesquisa de opinião, procuramos identificar quais seriam as características consideradas mais relevantes pelos jovens humanos para a escolha de um parceiro. Esse trabalho foi desenvolvido e concluído ao final de 22 módulos-aula de 50 minu-tos cada. Analisando todo o caminho percorrido, pudemos observar que tanto a pes-quisa de opinião, quanto as etapas propostas pelo NEPSO para a realização da mesma, encontram-se em consonância com o Ensino por Investigação, pois favore-ceram a autonomia dos estudantes, desencadearam argumentações, debates, refle-xões, levantamento de hipóteses, além de trabalhar com coleta e análise de dados, comunicação dos resultados encontrados, enfim, possuem semelhança com o traba-lho realizado pelos cientistas.
Asunto: Biologia Metodos de ensino
Educação
Pesquisa
Ciência Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FZGRM
Fecha del documento: 10-jul-2013
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

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