Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FZJ7H
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Luiza Rodrigues da Costa Nevespt_BR
dc.creatorLuiza Gabriela de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T14:36:18Z-
dc.date.available2019-08-09T14:36:18Z-
dc.date.issued2012-12-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FZJ7H-
dc.description.abstractA quality education to be developed by the schools requires not only a good education for professionals involved in the process and adequate infrastructure, but also the availability of educational resources that will support the teacher and students. The use of pedagogical tools that stimulate and guide student learning can be considered a means of achieving an education of excellence, capable of forming critical and active citizens. The paradicdatic books can be inserted in the list of teaching tools that contribute to the contextualization and deepening of conceptual content, procedural and attitudinal teachers can make use in their classes to promote a significant teaching of content. Applying the methodology of investigative teaching, which prioritizes the performance of the student in the learning process, can avail themselves of a paradicdatic work the construction of scientific knowledge by students valuing their autonomy. This paper proposes the application of a research activity with science content "of heredity, Mendel postulated" for the 9th year of elementary school with the use of the paradicdatic work "Genética e DNA em quadrinhospt_BR
dc.description.resumoUma educação de qualidade a ser desenvolvida pelas escolas exige não somente uma boa formação dos profissionais envolvidos no processo e infraestrutura adequada, como também a disponibilidade de recursos didáticos que sirvam de apoio ao professor e aos alunos. A utilização de ferramentas pedagógicas que estimulem e orientem o aprendizado dos alunos pode ser considerado um meio de se alcançar uma educação de excelência, capaz de formar cidadãos críticos e atuantes. Os livros Paradidáticos podem se inserir no rol de ferramentas didáticas que contribuem para a contextualização e aprofundamento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que os professores podem lançar mão em suas aulas para promover um ensino significativo dos conteúdos. A aplicação da metodologia de ensino investigativo, que prioriza a atuação do aluno no processo de aprendizagem, pode valer-se de uma obra paradidática na construção do conhecimento científico pelos alunos valorizando sua autonomia. O presente trabalho propõe a aplicação de uma atividade investigativa de ciências com o conteúdo hereditariedade- postulados de Mendel para o 9º ano do Ensino Fundamental com a utilização da obra paradidática Genética e DNA em quadrinhospt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEnsino investigativopt_BR
dc.subjectLivro paradidáticopt_BR
dc.subject.otherLivros didáticospt_BR
dc.subject.otherGenética  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCiência  Estudo e ensinopt_BR
dc.titleUtilização de um livro paradidático como ferramenta pedagógica no desenvolvimento do ensino por investigação: proposta de uma sequência didática para o ensino de genética no 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_enci_luiza_gabriela_de_oliveira.pdf400.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.