Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FZJ7H
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves | pt_BR |
dc.creator | Luiza Gabriela de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T14:36:18Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T14:36:18Z | - |
dc.date.issued | 2012-12-15 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FZJ7H | - |
dc.description.abstract | A quality education to be developed by the schools requires not only a good education for professionals involved in the process and adequate infrastructure, but also the availability of educational resources that will support the teacher and students. The use of pedagogical tools that stimulate and guide student learning can be considered a means of achieving an education of excellence, capable of forming critical and active citizens. The paradicdatic books can be inserted in the list of teaching tools that contribute to the contextualization and deepening of conceptual content, procedural and attitudinal teachers can make use in their classes to promote a significant teaching of content. Applying the methodology of investigative teaching, which prioritizes the performance of the student in the learning process, can avail themselves of a paradicdatic work the construction of scientific knowledge by students valuing their autonomy. This paper proposes the application of a research activity with science content "of heredity, Mendel postulated" for the 9th year of elementary school with the use of the paradicdatic work "Genética e DNA em quadrinhos | pt_BR |
dc.description.resumo | Uma educação de qualidade a ser desenvolvida pelas escolas exige não somente uma boa formação dos profissionais envolvidos no processo e infraestrutura adequada, como também a disponibilidade de recursos didáticos que sirvam de apoio ao professor e aos alunos. A utilização de ferramentas pedagógicas que estimulem e orientem o aprendizado dos alunos pode ser considerado um meio de se alcançar uma educação de excelência, capaz de formar cidadãos críticos e atuantes. Os livros Paradidáticos podem se inserir no rol de ferramentas didáticas que contribuem para a contextualização e aprofundamento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que os professores podem lançar mão em suas aulas para promover um ensino significativo dos conteúdos. A aplicação da metodologia de ensino investigativo, que prioriza a atuação do aluno no processo de aprendizagem, pode valer-se de uma obra paradidática na construção do conhecimento científico pelos alunos valorizando sua autonomia. O presente trabalho propõe a aplicação de uma atividade investigativa de ciências com o conteúdo hereditariedade- postulados de Mendel para o 9º ano do Ensino Fundamental com a utilização da obra paradidática Genética e DNA em quadrinhos | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Ensino investigativo | pt_BR |
dc.subject | Livro paradidático | pt_BR |
dc.subject.other | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject.other | Genética Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Utilização de um livro paradidático como ferramenta pedagógica no desenvolvimento do ensino por investigação: proposta de uma sequência didática para o ensino de genética no 9º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_enci_luiza_gabriela_de_oliveira.pdf | 400.77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.