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dc.contributor.advisor1Jacyntho Jose Lins Brandaopt_BR
dc.contributor.referee1Marcelo Pimenta Marquespt_BR
dc.contributor.referee2Mary Macedo de Camargo Neves Laferpt_BR
dc.contributor.referee3Maria das Graças de Moraes Augustopt_BR
dc.contributor.referee4Alice Bitencourt Haddadpt_BR
dc.creatorCamila do Espirito Santo Prado de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T20:16:23Z-
dc.date.available2019-08-12T20:16:23Z-
dc.date.issued2013-11-01pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9G7HVU-
dc.description.abstractThis work develops three hypothesis: 1. The study of the Hesiod´s presence in Plato's work is relevant to understanding of his own thought ; 2. Plato engages specifically with Works and Days in the Republic, one hallmark of this is the quote of verse 40 of the poem in 466c of the dialogue; 3. The conquest of Hesiod´s inheritance by Platonic philosophy requires the search of the foundation of the wisdom of the Boeotian poet, wich the philosopher determines like knowledge of the Idea of the Good. To accomplish the first task, after a brief literature review, it is exposed one series of allusions to Hesiod in Plato. It is evident, from there, that Hesiod is an important presence in the dialogues, being cited in the most part of Plato´s work. Betting on the second and main hypothesis of this thesis, we read Republic IV, with the focus points in the contact between this work and Works and Days, aiming in the construction of all the senses that allow us to interpret the hesiodic verse quoted by Plato: "half worth more than everything". The third hypothesis, developed by reading the steps of Books V and VI of the Republic in which it defines the figure of the philosopher-king, and his own knowledge - maintains that philosophy, taking a step further in relation to wisdom Hesiodic, grounds it. If the Idea of Good determines the course of any action that allows things being what they are, so, to know it means to see and follow the ordering that makes each one what it is, in its multiple connections with others. It is why the philosopher is the ruler: because the activity of philosophizing is to make visible the structure of the entire city and soul that needs to be saved. If, in Hesiod´s poetry, virtue is, guided by the measure of all, honors the work that is your own, in the Republic, the traditional discourse, to be properly performed, requires to explicit its foundation, the Good, which, however, as measure of the measures, transcends each measure, being the principle of determining any measure.pt_BR
dc.description.resumoSão três as hipóteses que se desenvolvem neste trabalho: 1. Estudar a presença de Hesíodo na obra de Platão é relevante para a compreensão de seu pensamento; 2. Platão dialoga especificamente com Os Trabalhos e os Dias na República, sendo uma marca fundamental deste diálogo a citação do verso 40 do poema no passo 466c de sua obra; 3. A conquista da herança hesiódica pela filosofia platônica exige a busca pelo fundamento do comedimento do poeta beócio, que o filósofo determina como conhecimento da ideia de Bem. Para realizar a primeira tarefa, após breve revisão bibliográfica, faz-se um levantamento dos passos da obra de Platão em que se pode encontrar, explícita ou implicitamente, diálogo com temas ou estruturas hesiódicas. Evidencia-se, a partir daí, que Hesíodo é um interlocutor importante do filósofo, estando presente na maior parte de seu trabalho. Apostando na segunda e principal hipótese desta tese, lê-se a República I-V, tendo como focos os pontos de contato entre esta obra e Os Trabalhos e os Dias, mirando, sobretudo, na construção dos sentidos de totalidade que permitem interpretar o verso hesiódico citado por Platão: a metade vale mais que tudo. A terceira hipótese, desenvolvida através da leitura dos passos dos livros V e VI da República - em que se definem a figura do filósofo-governante, e seu conhecimento próprio -, sustenta que a filosofia, dando um passo a mais em relação à sabedoria hesiódica, mais a enraíza. Se a ideia de Bem determina o modo de agir que permite às coisas serem o que são, conhecê-la significará ver e seguir a ordenação que faz cada qual ser o que é, nas suas múltiplas articulações com outros. Por isso, é o mesmo o filósofo e o governante. Porque o filosofar é atividade de discernimento, que permite tornar visível a estrutura da totalidade que cidade e alma precisam guardar. Se na poesia de Hesíodo o trabalho próprio é aquele que se orienta pela medida da totalidade, honrando, através da obra que lhe cabe, o lote que herdou; na República, a herança discursiva, para ser propriamente realizada, exige a busca e a explicitação de seu fundamento, o Bem, que, entretanto, como medida das medidas, transcende cada medida, sendo o princípio de determinação de qualquer medida.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTodopt_BR
dc.subjectPartept_BR
dc.subjectPlatãopt_BR
dc.subjectHesíodopt_BR
dc.subject.otherFilosofia antigapt_BR
dc.subject.otherFilosofiapt_BR
dc.subject.otherPlatãoRepúblicapt_BR
dc.subject.otherHesíodopt_BR
dc.title"Metade vale mais que tudo": a sabedoria hesiódica na República de Platãopt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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