Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9G9GCA
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Avaliação escolar: indispensável no processo ensino-aprendizagem |
Authors: | Barbara Vieira Marques Moreira |
First Advisor: | Mariana Cavaca Alves do Vale |
Abstract: | Esta pesquisa tem por objetivo apresentar aos leitores deste artigo, em especial àqueles que atuam na área da Educação, as diferentes modalidades de avaliação, levando-os à reflexão de sua prática pedagógica e a possíveis aprimoramentos e reajustes, no sentido de fazer dos mecanismos avaliativos um processo continuo; priorizando a qualidade e a aprendizagem, buscando novos caminhos que venham a romper com modelos tradicionais puramente classificatórios, punitivos e excludentes. O trabalho apresenta também algumas sugestões práticas que exemplificam os diferentes tipos de avaliação da aprendizagem. Para tal utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, com embasamento teórico na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB e em vários autores renomados na área da educação, como AZZI (2004), DALBEN (2004), LUCKESI (1997) e PELLEGRINI(2003), cujas pesquisas publicadas também se remetem a autores consagrados como Jussara Hofman e Philippe Perrenoud. |
Subject: | Avaliação educacional Educação Escolas Organização e administração |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9G9GCA |
Issue Date: | 28-Jan-2011 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_barbara_vieira_marques_moreira_barros.pdf | 181.37 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.