Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GEJKR
Type: Monografias de Especialização
Title: Relato de uma experiência de ensino na perspectiva da abordagem CTS e na contextualização do ensino
Authors: Rafael Santana Gomes
First Advisor: Penha das Dores Souza Silva
Abstract: Movido pelo anseio em modificar minhas aulas, devido às leituras realizadas ao longo do curso de pós-graduação em Ensino de Ciências por Investigação oferecido pela UFMG Universidade Federal de Minas Gerais, planejei uma sequência de aulas, para o ensino dos conteúdos: pH e concentração de soluções, na turma de 2ºano do ensino médio da instituição de ensino particular em que leciono. Nesta monografia, apresento o relato de experiência de aplicação de um conjunto de cinco aulas, o que me proporcionou refletir a respeito da importância de um ensino contextualizado, que dê sentido ao que é ensinado, através de uma abordagem CTS. Tais reflexões apontam para uma necessidade de se trabalhar os conteúdos dentro de contextos que permitam uma discussão maior em torno da aplicabilidade e utilidade daquilo que é ensinado na escola, visto que, desta maneira os alunos podem compreender a importância social e ambiental do que estudam. Através de um ensino contextualizado, os estudantes também podem desenvolver melhor a capacidade de posicionar-se de maneira crítica frente às situações que exigem um conhecimento sobre a ciência na sociedade e atuar junto à mesma na tomada de decisões que afetam a vida de todos.
Subject: Educação
Quimica  Estudo e ensino
Ciencia Aspectos sociais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GEJKR
Issue Date: 15-Feb-2013
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_pronta_para_impress_o_e_cd_2013.pdf277.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.