Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GEJKR
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Relato de uma experiência de ensino na perspectiva da abordagem CTS e na contextualização do ensino |
Authors: | Rafael Santana Gomes |
First Advisor: | Penha das Dores Souza Silva |
Abstract: | Movido pelo anseio em modificar minhas aulas, devido às leituras realizadas ao longo do curso de pós-graduação em Ensino de Ciências por Investigação oferecido pela UFMG Universidade Federal de Minas Gerais, planejei uma sequência de aulas, para o ensino dos conteúdos: pH e concentração de soluções, na turma de 2ºano do ensino médio da instituição de ensino particular em que leciono. Nesta monografia, apresento o relato de experiência de aplicação de um conjunto de cinco aulas, o que me proporcionou refletir a respeito da importância de um ensino contextualizado, que dê sentido ao que é ensinado, através de uma abordagem CTS. Tais reflexões apontam para uma necessidade de se trabalhar os conteúdos dentro de contextos que permitam uma discussão maior em torno da aplicabilidade e utilidade daquilo que é ensinado na escola, visto que, desta maneira os alunos podem compreender a importância social e ambiental do que estudam. Através de um ensino contextualizado, os estudantes também podem desenvolver melhor a capacidade de posicionar-se de maneira crítica frente às situações que exigem um conhecimento sobre a ciência na sociedade e atuar junto à mesma na tomada de decisões que afetam a vida de todos. |
Subject: | Educação Quimica Estudo e ensino Ciencia Aspectos sociais |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GEJKR |
Issue Date: | 15-Feb-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_pronta_para_impress_o_e_cd_2013.pdf | 277.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.