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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GEJSJ
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Simone de Araujo Esteves Santana | pt_BR |
dc.creator | Leilane Bozzi Bortolini | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T07:52:57Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T07:52:57Z | - |
dc.date.issued | 2013-02-23 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GEJSJ | - |
dc.description.resumo | De acordo com as novas reformas educacionais, o professor precisa trabalhar um ensino investigativo e significativo de forma a abrir mão das metodologias mecânicas e repetitivas e buscar uma aprendizagem mais eficaz para seus alunos. De acordo com vários autores, a aprendizagem significativa é aquela, na qual, estudantes estabelecem conexões entre os conhecimentos prévios e as novas informações adquiridas. As pesquisas escolares ou projetos de trabalhos são bons métodos a serem trabalhados na escola, como opção de atividade investigativa, com o intuito de desenvolver um ensino significativo nas aulas de Ciências da Natureza. O objetivo do estudo foi identificar o ensino significativo de Ciências naturais por meio de uma pesquisa escolar sobre plantas medicinais desenvolvido em uma escola pública da cidade de Belo Horizonte MG, além de verificar se a pesquisa escolar sobre plantas medicinais influenciou a conexão entre as novas informações adquiridas e os conhecimentos do senso comum, estabelecendo a construção de significados pessoais. Foram feitas anotações de cinco encontros, que se referem as etapas da pesquisa escolar. Ao final do projeto didático foi possível observar que os alunos perceberam algumas divergências nas respostas obtidas pelos familiares que responderam ao questionário sobre plantas medicinais e as informações coletadas pelos estudantes em uma pesquisa sobre as mesmas plantas medicinais. Além disso, os estudantes passaram a confiar mais nas informações científicas sobre as plantas do que no senso comum, pois alegaram que as informações contidas nos panfletos confeccionados por eles em consulta bibliográfica são confiáveis e que os ajudam no tratamento de algumas enfermidades. Concluímos que foi possível desenvolver um ensino significativo após a pesquisa escolar sobre plantas medicinais, devido às novas incorporações de ideias, mudanças de opiniões e participação dos estudantes na construção do conhecimento. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino significativo | pt_BR |
dc.subject | Plantas medicinais | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Pesquisa | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Plantas medicinais | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem significativa dos alunos do ensino médio de uma escola pública sobre plantas medicinais: relato de uma experiência | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
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