Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GEJSJ
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dc.contributor.advisor1Maria Luiza Rodrigues da Costa Nevespt_BR
dc.contributor.referee1Simone de Araujo Esteves Santanapt_BR
dc.creatorLeilane Bozzi Bortolinipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T07:52:57Z-
dc.date.available2019-08-14T07:52:57Z-
dc.date.issued2013-02-23pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GEJSJ-
dc.description.resumoDe acordo com as novas reformas educacionais, o professor precisa trabalhar um ensino investigativo e significativo de forma a abrir mão das metodologias mecânicas e repetitivas e buscar uma aprendizagem mais eficaz para seus alunos. De acordo com vários autores, a aprendizagem significativa é aquela, na qual, estudantes estabelecem conexões entre os conhecimentos prévios e as novas informações adquiridas. As pesquisas escolares ou projetos de trabalhos são bons métodos a serem trabalhados na escola, como opção de atividade investigativa, com o intuito de desenvolver um ensino significativo nas aulas de Ciências da Natureza. O objetivo do estudo foi identificar o ensino significativo de Ciências naturais por meio de uma pesquisa escolar sobre plantas medicinais desenvolvido em uma escola pública da cidade de Belo Horizonte MG, além de verificar se a pesquisa escolar sobre plantas medicinais influenciou a conexão entre as novas informações adquiridas e os conhecimentos do senso comum, estabelecendo a construção de significados pessoais. Foram feitas anotações de cinco encontros, que se referem as etapas da pesquisa escolar. Ao final do projeto didático foi possível observar que os alunos perceberam algumas divergências nas respostas obtidas pelos familiares que responderam ao questionário sobre plantas medicinais e as informações coletadas pelos estudantes em uma pesquisa sobre as mesmas plantas medicinais. Além disso, os estudantes passaram a confiar mais nas informações científicas sobre as plantas do que no senso comum, pois alegaram que as informações contidas nos panfletos confeccionados por eles em consulta bibliográfica são confiáveis e que os ajudam no tratamento de algumas enfermidades. Concluímos que foi possível desenvolver um ensino significativo após a pesquisa escolar sobre plantas medicinais, devido às novas incorporações de ideias, mudanças de opiniões e participação dos estudantes na construção do conhecimento.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino significativopt_BR
dc.subjectPlantas medicinaispt_BR
dc.subjectPesquisa escolarpt_BR
dc.subject.otherPesquisapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherPlantas medicinaispt_BR
dc.titleAprendizagem significativa dos alunos do ensino médio de uma escola pública sobre plantas medicinais: relato de uma experiênciapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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