Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFJ5M
Type: Monografias de Especialização
Title: Práticas educativas na atenção pré-natal e a produção científica da enfermagem brasileira
Authors: Lorena Marcia de Freitas Marques
First Advisor: Eunice Francisca Martins
Abstract: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de identificar nas dissertações e teses da enfermagem brasileira a abordagem das práticas educativas na assistência pré-natal e as estratégias adotadas na realização dessa ação. O período estudado compreende os anos de 2007 a 2011, sendo a base de dados utilizada o banco de teses e dissertações do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem (CEPEn-ABEn). Após a aplicação das etapas dessa modalidade de revisão foram selecionados e analisados 21 estudos que atenderam os critérios de inclusão. Os resultados mostraram que o quantitativo de produções sobre o tema ainda é pequeno, atingindo menos de 1,0% das publicações do período estudado e revelam a desigualdade entre as regiões do país no que se refere ao local de desenvolvimento das pesquisas. O estudo mostra as diversas formas encontradas para a realização da educação em saúde durante o acompanhamento pré-natal. No entanto, identificou-se a não realização de práticas educativas e elevado percentual de práticas educativas verticais nos estudos analisados. Constatou-se que o desenvolvimento de práticas educativas durante o acompanhamento pré-natal ainda permanece como um problema para os profissionais de saúde, especialmente para as mulheres que carecem de informações importantes para melhor vivenciar este momento de suas vidas.
Subject: Enfermagem Obstétrica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFJ5M
Issue Date: 30-Aug-2013
Appears in Collections:Especialização em Enfermagem Obstétrica



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.