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dc.contributor.advisor1Joao Paulino Vale Barbosapt_BR
dc.creatorBruna Paula da Silva de Moraespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T13:39:47Z-
dc.date.available2019-08-13T13:39:47Z-
dc.date.issued2013-02-23pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GHFMX-
dc.description.resumoA educação brasileira, especialmente a área de Ciências, está vivenciando um processo de mudanças significativas, entre as quais se destacam as novas propostas de ação pedagógica, entre elas o ensino de Ciências por investigação e a abordagem CTS no ensino de Ciências. O presente trabalho é uma pesquisa de campo e teve como finalidade investigar a influência e a importância das atividades de investigação na aprendizagem de tópicos de Ciências, utilizadas como estratégias de ensino no conteúdo específico do ciclo da água e seus estados físicos. A água é um recurso natural importante e indispensável a todos os seres vivos do planeta, razão pela qual é um tema recorrente nos textos dos livros didáticos de ciências. A partir disso, o estudo procurou situar o nível de conhecimento dos alunos, tendo como foco as seguintes questões: Os alunos entendem como funciona o ciclo da água? Conhecem bem os estados físicos da água e como ocorre a passagem de um estado para o outro? Sabem como relacionar os estados físicos da água com o seu ciclo? Além disso, a atitude investigativa que sustenta a atividade pedagógica desenvolvida proporcionou as condições para que os alunos pudessem refletir sobre as alterações que vêm ocorrendo no ciclo da água, devido à intervenção humana, despertando a consciência para a necessidade de mudanças de hábitos na escola e em casa. Este trabalho permitiu também uma reflexão sobre a importância da transformação da prática docente, na qual, os professores e a escola de um modo geral devem estar abertos a novas estratégias de ensino, garantindo aos alunos uma educação de qualidade, que desenvolva o pensamento, tornando-os críticos, politizados e participativos. Os resultados do trabalho que desenvolvi como professora e como pesquisadora são bastante animadores e mostram que o uso de atividades investigativas pode ser uma estratégia de ensino bem sucedida no ensino das Ciências Naturais.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCTSpt_BR
dc.subjectCiclo da águapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências por Investigaçãopt_BR
dc.subjectEstados físicos da águapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiclo hidrologicopt_BR
dc.subject.otherCiência  Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO uso de atividades investigativas como estratégia de ensino: o ciclo da água e seus estados físicospt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

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