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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GHFMX
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Joao Paulino Vale Barbosa | pt_BR |
dc.creator | Bruna Paula da Silva de Moraes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T13:39:47Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T13:39:47Z | - |
dc.date.issued | 2013-02-23 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GHFMX | - |
dc.description.resumo | A educação brasileira, especialmente a área de Ciências, está vivenciando um processo de mudanças significativas, entre as quais se destacam as novas propostas de ação pedagógica, entre elas o ensino de Ciências por investigação e a abordagem CTS no ensino de Ciências. O presente trabalho é uma pesquisa de campo e teve como finalidade investigar a influência e a importância das atividades de investigação na aprendizagem de tópicos de Ciências, utilizadas como estratégias de ensino no conteúdo específico do ciclo da água e seus estados físicos. A água é um recurso natural importante e indispensável a todos os seres vivos do planeta, razão pela qual é um tema recorrente nos textos dos livros didáticos de ciências. A partir disso, o estudo procurou situar o nível de conhecimento dos alunos, tendo como foco as seguintes questões: Os alunos entendem como funciona o ciclo da água? Conhecem bem os estados físicos da água e como ocorre a passagem de um estado para o outro? Sabem como relacionar os estados físicos da água com o seu ciclo? Além disso, a atitude investigativa que sustenta a atividade pedagógica desenvolvida proporcionou as condições para que os alunos pudessem refletir sobre as alterações que vêm ocorrendo no ciclo da água, devido à intervenção humana, despertando a consciência para a necessidade de mudanças de hábitos na escola e em casa. Este trabalho permitiu também uma reflexão sobre a importância da transformação da prática docente, na qual, os professores e a escola de um modo geral devem estar abertos a novas estratégias de ensino, garantindo aos alunos uma educação de qualidade, que desenvolva o pensamento, tornando-os críticos, politizados e participativos. Os resultados do trabalho que desenvolvi como professora e como pesquisadora são bastante animadores e mostram que o uso de atividades investigativas pode ser uma estratégia de ensino bem sucedida no ensino das Ciências Naturais. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | CTS | pt_BR |
dc.subject | Ciclo da água | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências por Investigação | pt_BR |
dc.subject | Estados físicos da água | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciclo hidrologico | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | O uso de atividades investigativas como estratégia de ensino: o ciclo da água e seus estados físicos | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
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