Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYFXV
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bruno Souza Lealpt_BR
dc.creatorDouglas Edson Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T14:25:13Z-
dc.date.available2019-08-10T14:25:13Z-
dc.date.issued2008-06-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYFXV-
dc.description.abstractThe world of fiction touches the world of reality, and vice versa, through narratives. Our everyday experiences or even the most extraordinary gain relevance only when ordered and consistently put up by a narrative that is at least attractive and interesting. In the fictional universe, the statement is also true. Scholars such as Barthes, Certeau, Jaguaribe and France, do not draw two parallel universes (real versus fictional), but point to a much more complex plot, where there are plenty of connections between these two universes, with the narratives shaping up as an amalgam. Based on this entanglement, it is to propose an interesting analysis on how the fictional narratives are structured to present the real world. In this article, we review the work of the brothers Fábio Moon and Gabriel Bá, production of the series "10 Pãezinhos", created for through comics story telling real, of everyday life, under the watchful eye of mundane facts that go unnoticed routine in day-to-day.pt_BR
dc.description.resumoO mundo da ficção tangencia o mundo da realidade, e reciprocamente, por meio de narrativas. Nossas experiências cotidianas ou mesmo as mais extraordinárias só ganham relevância quando ordenadas de forma coerente e que se apresentem por meio de uma narrativa que seja, no mínimo, atraente e interessante. No universo ficcional, a afirmativa também é verídica. Estudiosos, como Barthes, Certeau, Jaguaribe e França, traçam não dois universos paralelos (real versus ficcional), mas apontam para uma trama muito mais complexa, onde há deveras imbricamentos entre esses dois universos, com as narrativas se moldando como uma amálgama. Tomando como base esse entrelaçamento, é interessante propor uma análise em como as narrativas ficcionais se estruturam para apresentar o mundo se real. Nesse artigo, analisamos os trabalhos dos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá, na produção da série 10 Pãezinhos, comics (revistas em quadrinhos) criadas para contar histórias reais, do cotidiano, sob o olhar atento de fatos corriqueiros que passam despercebidos na rotina do dia-a-dia.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subject10 pãezinhospt_BR
dc.subjectFiccionalpt_BR
dc.subjectRevistas em quadrinhospt_BR
dc.subjectRealpt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subject.otherHistórias em quadrinhopt_BR
dc.subject.otherComunicaçãopt_BR
dc.subject.otherComunicação de massapt_BR
dc.titleAs crônicas cotidianas através da arte sequencial, ou, A narrativa do real através do ficcional: a estruturação de uma narrativa verossímil na série 10 pãezinhospt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Comunicação: Imagens e Cult. Midiáticas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_douglas_edson_fernandes.pdf171.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.