Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYJQE
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Boletim de Ocorrência policial-militar: da análise linguistica às perspectivas no ensino profissional militar
Autor(es): Denise dos Santos Goncalves
Primeiro Orientador: Antonio Augusto Moreira de Faria
Primeiro membro da banca : Rosalvo Goncalves Pinto
Segundo membro da banca: Maria Juliana Horta Soares
Resumo: O Boletim de Ocorrência, principal documento operacional produzido pela Polícia Militar de Minas Gerais, é um gênero textual que, em virtude de sua importância, é objeto de estudo nos cursos destinados à formação de profissionais para o exercício de funções na instituição. Esse fato justifica a necessidade de se intensificar a produção de insumos teóricos sobre o gênero, o que permitirá a sustentação das atividades pedagógicas desenvolvidas nas disciplinas destinadas ao ensino de produção textual. Com o objetivo de contribuir para a formulação de teorias que possam ser utilizadas nas práticas de ensino, realizou-se breve levantamento histórico sobre o sistema de ensino na PMMG, o que incluiu considerações sobre a inserção de disciplinas relacionadas ao ensino do gênero nos programas dos cursos, além de um resgate sobre pesquisas acadêmicas as quais se debruçaram sobre o estudo de aspectos linguísticos do BO. Na sequência, desenvolveu-se uma análise de um exemplar do BO, com base no arcabouço teórico de Maingueneau (1997), Fiorin (1998) e Faria (2001) que, contraposta com um informativo elaborado a partir do mesmo fato gerador da escrita do documento operacional, permitiu ressaltar alguns aspectos do discurso sobre o policial militar. As análises se constituem numa possibilidade de abordar o gênero em atividades pedagógicas, uma vez que conduzem à reflexão sobre os efeitos que as escolhas linguísticas podem gerar na projeção do discurso, no caso em questão, referente à imagem do próprio policial militar.
Abstract: The Police Report , main operational document issued by the Military Police of Minas Gerais (PMMG), is a text genre which, due to its importance, is object of study of programs intended for training professionals for the practice of their duties in the organization. This fact justifies the need for intensifying the production of theoretical inputs about the genre, that will enable the sustainability of pedagogical activities developed in courses designed to teach text production. With the goal of contributing to the formulation of theories that can be used in educational practices, a brief historical survey of the educational system at the PMMG was conducted, which included considerations about the insertion of courses related to teaching of the genre in the programs curricula, besides the rescue of academic researches dedicated to the study of linguistic aspects of the Police Report. In sequence, an analysis of a model of Police Report was developed, based on the theoretical framework of Mainguenau (1997), Fiorin (1998) and Faria (2001), which, counterposed to a newsletter developed from the same generative fact of operational document writing, allowed it to highlight some aspects of the discourse of the military police officer. The analyses constitute the possibility of approaching the genre in pedagogical activities, as they lead to reflection on the effects that linguistic choices can create on discourse projection, in this case, referring to the image of the military police officer.
Assunto: Gêneros textuais
Língua portuguesa Estudo e ensino
Produção de textos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYJQE
Data do documento: 7-Fev-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Língua Portuguesa

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