Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYR9H
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Intercorrências pós operatórias nas reconstruções cirúrgicas após exérese de ameloblastoma: relato de 3 casos clínicos
Autor(es): Janeysa Santos Neves
Primeiro Orientador: Marcelo Drummond Naves
Primeiro membro da banca : Bruno Pereira Campanha
Segundo membro da banca: Claudio Romulo Comunian
Resumo: O ameloblastoma é uma neoplasia benigna agressiva de epitélio odontogênico que corresponde a 1% de todos os cistos e tumores da cavidade oral, e 10% dos tumores odontogênicos em mandíbula. São tumores localmente invasivos que possuem, como apresentação clínica, aumento de volume de crescimento lento e indolor dos ossos gnáticos. Há diversas formas de tratamento para os diferentes tipos de ameloblastoma, sendo contudo, o tratamento cirúrgico radical o mais indicado para muitos dos casos. O presente trabalho consiste no relato de três casos clínicos, tratados cirurgicamente, no Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Municipal Odilon Behrens e Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte Minas Gerais), nos quais houveram intercorrências pós-operatórias (exposição de placa de reconstrução, perda de parafusos e fratura de placa de reconstrução). Em todos os casos realizou-se uma abordagem multidisciplinar para os pacientes, a fim de proporcioná-los condições estéticas e funcionais satisfatórias.
Assunto: Cirurgia bucomaxilofacial
Ameloblastoma
Mandibula Cirurgia
Neoplasias maxilomandibulares/cirurgia
Boca Tumores
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYR9H
Data do documento: 26-Out-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_janeysa.pdf3.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.