Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H7JUK
metadata.dc.type: Monografias de Especialização
Title: Artes plásticas: teoria x práticas pedagógicas na educação infantil
metadata.dc.creator: Blanca Sausiri Vargas de Morais
metadata.dc.contributor.advisor1: Cecilia Vieira do Nascimento
metadata.dc.contributor.referee1: Sandro Coelho Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Osana Maria Soares Coelho
metadata.dc.description.resumo: O trabalho que se apresenta teve como objetivo geral compreender o lugar do ensino das artes visuais em uma escola de educação infantil, mais especificamente ao observar a prática das Artes Visuais na sala de aula. Justifica-se a escolha do tema pois a criação artística é uma exigência da necessidade humana de perceber e entender a representação da realidade humano-social, de expressar e objetivar significados e valores coletivos. O desenvolvimento constou de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema proposto e de uma pesquisa de observação participante em uma sala de aula do 2º período da Escola Municipal Jandir Clemente da Rocha, localizada no município de Ribeirão das Neves. A atividade realizada possibilitou constatar que a arte é uma disciplina que contribui de forma significativa não apenas para despertar nas crianças noções culturais, valores, signos e significados. Através da arte a criança tem a oportunidade de interagir com seu semelhante trocando experiências e dividindo o mesmo espaço. Percebeu-se que a simples noção de materiais disponíveis na natureza trouxe para as crianças uma grande gama de criação e o resultado das produções artísticas foi diversificado, tendo trabalhos feitos com barro, argila, tintas, plantas, flores, colagem, desenhos dentre outros. Diante da constatação da importância que a arte possui para o desenvolvimento das crianças fica clara a necessidade de maior incentivo e investimentos por parte do governo, tanto para criar uma infra-estrutura compatível e eficaz para o ensino, como para promover cursos de capacitação para os professores.
Abstract: The work that has had as main objective to understand the place of the teaching of the visual arts in a school of early childhood education, specifically to observe the practice of the visual arts in the classroom. Justifies the choice of the theme for the artistic creation is a requirement of the human need to perceive and understand the representation of human and social reality, and aim to express meanings and collective values. The development consisted of a literature search on the theme and a survey of participant observation in a classroom of 2nd period Jandir Clemente Municipal School of Rock, located in the municipality of Ribeirão das Neves. The activity performed enabled realize that art is a discipline that contributes significantly not only to awaken in children cultural beliefs, values, symbols and meanings. Through art children have the opportunity to interact with his fellow exchanging experiences and sharing the same space. It was noticed that the simple notion of materials available in nature for children brought a great range of creation and results of artistic production was diversified , with works made with mud, clay, paints, plants, flowers, collage, drawings, among others. Faced with the realization of the importance that art has for the development of children is a clear need for greater incentives and investments by the government, both to create an infrastructure compatible and effective for teaching and to promote training courses for teachers.
metadata.dc.subject.other: Educação
Artes plásticas  Tese
Educação pre-escolar
Arte Estudo e ensino
metadata.dc.language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
metadata.dc.publisher.initials: UFMG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H7JUK
Issue Date: 27-Jan-2014
Appears in Collections:Especialização em Docência na Educação Infantil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_cd.pdf4.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.