Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H7KAG
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Os "muitos mil" das crianças: a matemática no cotidiano de uma turma de educação infantil
Autor(es): Railda de Lourdes Dias
Primeiro Orientador: Paula Cristina David Guimarães
Primeiro membro da banca : Merie Bitar Moukachar
Segundo membro da banca: Osana Maria Soares Coelho
Resumo: Este trabalho tem como tema a Linguagem Matemática na Educação Infantil e se propôs a analisar de que maneiras as crianças de uma turma de 5/6 anos interagem com noções matemáticas presentes nas situações/momentos/espaços organizados pela professora. A escolha desse tema justifica-se pelo desejo da professora/pesquisadora em ampliar seus conhecimentos nessa área para seu crescimento profissional e por acreditar que existem poucas práticas significativas de Matemática nas escolas de Educação Infantil. Os objetivos específicos desse estudo consistem em identificar se as crianças trazem noções matemáticas de suas vivências fora da escola; identificar quais são as situações/momentos/espaços para a aprendizagem matemática organizados pela professora e de que forma as crianças interagem com tal conhecimento; e compreender se as crianças percebem a presença do conhecimento matemático nas brincadeiras. A pesquisa qualitativa com base nas observações feitas pela pesquisadora aconteceu em uma Unidade Municipal de Educação Infantil. Foram utilizados um caderno de bordo, fotografias e filmagens para registrar as situações referentes à organização do espaço e dos materiais, as interações das crianças com esse espaço, com os diferentes sujeitos e com as atividades propostas. Constituíram referencial teórico os conceitos de Smole, Diniz e Cândido (2000) sobre as brincadeiras nas aulas de Matemática, pois é através das brincadeiras que as crianças desenvolvem capacidades corporais, compreendem noções de espaço e tempo. Também formaram base desse trabalho Constance Kamii (2008) e seus estudos referentes à construção do conceito de número e sobre o papel da professora como encorajadora do pensamento da criança. Como procedimento dessa pesquisa, foi realizada uma revisão de literatura, buscando conhecer algumas publicações referente ao tema, além de um período de observação, no qual foram coletados dados relacionados ao conhecimento matemático dessa turma em suas interações. Logo após, foi realizada uma atividade de intervenção e em seguida foram analisados esses momentos com base na literatura mencionada. Como resultados, aponta-se que as crianças interagem com noções matemáticas de diversas maneiras, que elas trazem experiências com o conhecimento matemático de fora da escola e que o espaço da escola contribui em parte para o desenvolvimento do pensamento matemático das crianças. Além disso, as brincadeiras são o grande instrumento para o desenvolvimento dos conceitos matemáticos.
Assunto: Matematica  Estudo e ensino
Educação
Matemática recreativa
Educação pre-escolar
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H7KAG
Data do documento: 30-Nov-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Docência na Educação Infantil

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