Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HCEEV
Type: Monografias de Especialização
Title: Perfis profissionais dos docentes da escola Técnica do sistema único de saúde "Professora Ena de Araújo Galvão": uma nova proposta para o edial de chamamento
Authors: Iolanda São José Falcão
First Advisor: Simone Dutra Lucas
Abstract: A Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Professora Ena de Araújo Galvão não possui quadro efetivo de docentes. Trabalhando por meio de credenciamento os profissionais habilitados passam a ser prestadores de serviços. Foram identificados os perfis dos profissionais credenciados na Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, sugerindo um edital de chamada específico para atender as necessidades da escola técnica deste estudo, propondo um credenciamento adequado para os cursos oferecidos. Trata-se de pesquisa descritiva de caráter exploratório e com abordagem quantitativa para fazer o levantamento e analisar os perfis profissionais e o número de credenciamentos inadequados, e propor critériospara seleção e credenciamento de docentes. Foram utilizados os dados contidos nas pastas de arquivos de 320 profissionais de Campo Grande, MS, cadastrados no ano de 2011. Dos 320 credenciados, 194 (60,6%) tem especialização, 42 (13,1%) são mestres, 8 (2,5%) doutores e apenas 1 (0,32%) com pós doutorado. Desse total, 35 (11%) dos profissionais não apresentam perfis para executar a referida atividade,face as suas formações. Os dados serviram como parâmetro para sugerir o modelo de Edital de Chamada Específico para a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Professora Ena de Araújo Galvão.
Abstract: Technical School of Health System "Professor Ena de Araújo Galvão" has no permanent staff of teachers. Working through credentialing professionals become qualified service providers. We identified the profiles of professionals accredited in the State Secretariat ofHealth of Mato Grosso do Sul, suggesting an edict calling to meet specific needs of the technical school study, proposing an appropriate accreditation for the courses offered. This is a descriptive exploratory and quantitative approach to survey and analyze the profiles andthe number of professional accreditations inadequate, and propose criteria for selection and accreditation of teachers. We used the data contained in file folders 320 professionals Campo Grande, MS, registered in the year 2011. Of the 320 accredited, 194 (60.6%) haveexpertise, 42 (13.1%) are masters, 8 (2.5%) doctors and only 1 (0.32%) with post doctorate. Of this total, 35 (11%) do not have profiles of professionals to perform such activity, given their backgrounds. The data served as a parameter for the model suggest Call Call SpecificTechnical School of Health System "Professor Ena de Araújo Galvão".
Subject: Educação em Enfermagem
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HCEEV
Issue Date: 25-Aug-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
iolanda_s_o_jos__falc_o.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.