Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HCFZK
Type: Monografias de Especialização
Title: Autoavaliação do curso técnico em saúde bucal da ETSUS-SE
Authors: Tereza Mônica Leite Fraga
First Advisor: Maria Dolores Soares Madureira
Abstract: A avaliação institucional é um instrumento fundamental para autoconhecimento da instituição, que associada ao planejamento tem potencial para contribuir na gestão estratégica. A auto-avaliação, ou avaliação interna, constitui um processo por meio do qual um curso ouinstituição analisa internamente o que é importante, qual o valor e qual a razão e para quem aquilo apontado tem valor. Desta maneira, as instituições identificam falhas e potencialidades com a finalidade de rever as práticas cotidianas. O objetivo deste trabalho é elaborar umprojeto de intervenção voltado à auto-avaliação do Curso Técnico em Saúde Bucal ofertado na Escola Técnica do SUS em Sergipe, que sirva, posteriormente, para ser aplicado a todos os outros cursos ministrados nesta instituição. Isto se justifica por este representar o primeirocurso técnico com diploma certificado pela escola, tendo este mesmo apresentado, durante sua execução, várias intercorrências. Por meio da análise qualitativa dos documentos institucionais ligados ao curso e reuniões estruturadas com grupos focais, este projeto visa,alem de fortalecer o próprio curso, servir de subsídio na implantação de outros da mesma instituição, e semear na comunidade escolar a cultura da auto-avaliação como ferramenta de crescimento, em oposição ao instrumento de controle antes idealizado.
Abstract: Institutional assessment is a key tool for self-knowledge of the institution, that associated with the planning has the potential to contribute to the strategic management. The self-evaluationor internal evaluation is a process through which a course or institution analyzes internally what is important, what value and what reason and for whom it has appointed value. Thus, institutions identify faults and potential for the purpose of reviewing the daily practices. Theaim of this paper is to elaborate an intervention project aimed at self-evaluation of the technical course in oral health offered at technical school of SUS in Sergipe, which serve to be applied to all other courses taught at this institution. This is justified for it represents the first technical course with diploma certificate by the school, and the same presented, during its execution, several complications. Through the qualitative analysis of institutional documents related to the course and structured meetings with focus groups, this project aims, in addition to strengthening the course itself, serve as a basis in the implementation of others of the same institution, and sow the school community culture of self-evaluation as a tool for growth, as opposed to the idealized control instrument before.
Subject: Educação em Enfermagem
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HCFZK
Issue Date: 18-Sep-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tereza_m_nica_leite_fraga.pdf196.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.