Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HCH2J
Type: Tese de Doutorado
Title: O presente vivido e o futuro pensado: condição juvenil e estudantil de jovens universitários dos/nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha
Authors: Vanessa Juliana da Silva Santos
First Advisor: Juarez Tarcisio Dayrell
First Referee: Nadir Zago
Second Referee: Paulo Cesar Rodrigues Carrano
Third Referee: Geraldo Magela Pereira Leao
metadata.dc.contributor.referee4: Rodrigo Ednilson de Jesus
Abstract: Esta tese aborda a condição juvenil e estudantil de jovens universitários no contexto da expansão e interiorização da universidade pública brasileira, bem como da relação estabelecida pelos jovens estudantes entre presente e futuro. Trata-se de um estudo de caso realizado na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM/Campus do Mucuri, cujo percurso metodológico incluiu a realização de pesquisa bibliográfica para conhecimento do estado da arte sobre o tema e construção dos aportes teórico-conceituais deste estudo; a pesquisa documental, para conhecimento de legislações afetas ao ensino superior, bem como documentos que versam sobre a criação, implementação e funcionamento da UFVJM; a observação participante no cotidiano do campus, em viagens com os estudantes, seminários e outros eventos acadêmicos; a aplicação de questionário, com estudantes ingressos no período compreendido entre 2008 e 2010; e a realização de entrevistas com seis universitários da UFVJM. Este estudo encontra-se entrecruzado por abordagens da sociologia da juventude e da sociologia da educação em função do seu objeto e dos sujeitos a ele correspondentes, os jovens universitários. Deste entrecruzamento resultou a necessidade de conhecer os jovens para além da dimensão estritamente estudantil, buscando apreender elementos da sua condição juvenil. A investigação aponta que em contextos como os dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - regiões de menor desenvolvimento social e econômico do estado de Minas Gerais, de limitadas condições de escolarização e convívio com objetos intelectuais e artísticos da cultura hegemônica a criação de uma universidade pública traz impactos importantes nas experiências e trajetórias de jovens da região, ampliando seu horizonte de possibilidades, assim como a condição estudantil tende a subordinar a experiência e identidade juvenil dos jovens universitários à sua experiência e modos de vida como estudantes.
Abstract: This thesis addresses the student and youth condition of university students in the context of expansion and internalization of the Brazilian public university, as well as the relationship established by young students between present and future. This is a case study conducted at the Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM/ Campus do Mucuri, whose methodological route included the realization of bibliographic research for knowledge of the state of the art on the theme and construction of the theoretical-conceptual of this study; the documentary research, to knowledge of legislation affects higher education, as well as documents that deal with the creation, implementation and operation of UFVJM; participant observation in the routine of the campus, travel with students, seminars and other academic events; the application of questionnaire, with students entered the period between 2008 and 2010; and the realization of interviews with six college students of UFVJM. This study is crisscrossed by approaches in the sociology of youth and the sociology of education according to its object and subject corresponding to it, the university students. From this crossing resulted the necessity to know the young people beyond the dimension strictly student, seeking to apprehend elements of its youthful condition. Research shows that in contexts such as those of the Jequitinhonha and Mucuri Valleys - regions of lower social and economic development of the state of Minas Gerais, with limited conditions of schooling and living with intellectual and artistic objects of hegemonic culture - the creation of a public university brings major impacts on the experiences and trajectories of young people in the region, expanding their horizon of possibilities as well as the student condition tends to subordinate the experience and youth identity of university students about their experience and ways of life as students.
Subject: Educação
Ensino superior  Politica governamental Brasil
Universidades e faculdades públicas
Estudantes universitários
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HCH2J
Issue Date: 27-Sep-2013
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.