Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HDJ8U
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Subjetividade em psicologia: um campo anterior à construção dos conceitos
Autor(es): Isabelle de Paiva Sanchis
Primeiro Orientador: Miguel Mahfoud
Primeiro membro da banca : Elaine Pedreira Rabinovich
Segundo membro da banca: Ingrid Faria Gianordoli Nascimento
Terceiro membro da banca: Adriano Roberto Afonso do Nascimento
Resumo: Aproximar-se do tema da subjetividade é hoje um desafio explicitamente colocado. Muitas vezes considerada o objeto próprio da psicologia, a apreensão do campo que a envolve é de difícil delimitação. Há, na psicologia, um conjunto de construções teóricas conflitantes que não se aproximam facilmente de um objeto comum. Procura-se nesse trabalho colocar em relevo uma complexidade inerente ao tema da subjetividade, a partir da qual possam ser lidas as diversas teorias em psicologia. Por se tratar de um campo interdisciplinar, na primeira parte foram buscados elementos em diversas áreas das ciências humanas e da filosofia que permitissem mostrar o reconhecimento progressivo da subjetividade e a tônica de um movimento em direção à afirmação da singularidade. A segunda parte teve como objetivo fazer aparecer um campo aberto de questões em torno da subjetividade nas obras de Edmund Husserl e de Jean Piaget; tomando-os como exemplo de uma complexidade que atinge de forma mais ampla a psicologia, e inserindo-os em um conjunto, permeado por dilemas e contraposições, a partir do qual se poderiam ler as teorias na área da psicologia. O campo encontrado diz da necessidade de voltar-se permanentemente ao problema, não deixando que as formulações substituam o próprio objeto.
Abstract: Aborder aujourdhui le champ épistémologique de la subjectivité implique laffrontement dun défi bien en place. Souvent considérée comme lobjet propre de la psychologie, les tentatives de saisie du champ qui la comporte rencontrent en effet de sérieux problèmes de délimitation. Lensemble des théories conflitantes qui labordent ne parvient guère à désigner un objet qui leur serait commun. Le présent travail cherche précisément à souligner la complexité inhérente au thème de la subjectivité, point de départ possible pour une lecture de ces différentes théories. Comme il sagit dun champ interdisciplinaire, on recherche dans une première partie un ensemble déléments qui, dans lespace diversifié des sciences humaines et de la philosophie, permettraient de saisir le tonus dun courant en direction dune affirmation de la singularité. Une deuxième partie prétend faire apparaître, dans loeuvre de Edmund Husserl e dans celle de Jean Piaget un champ encore ouvert de questions autour de la subjectivité ; ces auteurs étant pris comme exemples dune complexité qui touche de manière générale lensemble de la psychologie. Le champ finalement rencontré parle en effet dun objet dont aucune définition ne rend compte.
Assunto: Psicologia História
Subjetividade
Psicologia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HDJ8U
Data do documento: 31-Out-2012
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese___isabelle_sanchis.pdf741.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.