Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HEDMN
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Implementação do processo de monitoramento e avaliação dos cursos executados por instituições parceiras da escola Tocantinense do SUS
Autor(es): Francielli Paula Ouverney
primer Tutor: Raissa Silva Souza
Resumen: OUVERNEY, F.P. Implementação do processo de monitoramento e avaliação dos cursos executados por instituições parceiras da Escola Tocantinense do SUS. 2013. 30f. Trabalhode Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Técnicasdo Sistema Único de Saúde ETSUS) - Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013Em 2011, com a fusão da Escola Técnica do SUS Dr. Gismar Gomes, autarquia responsável pela formação técnica de profissionais de nível médio em saúde e da Diretoria de Gestão da Educação na Saúde (DGES), responsável pela qualificação dos trabalhadores da saúde emtodos os níveis, tornando-se uma única estrutura administrativa da SESAU-TO, conformou a nova Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes. Com a instituição da nova forma de administrar a ETSUS, advieram novas necessidades, dentre elas a de se estabelecer parcerias com instituições educacionais no sentido de ofertar cursos para os quais a ETSUS ainda não tem capacidade técnica e competência para certificação. Para tanto, sentiu-se a necessidade depensar, desenvolver e propor uma sistemática de acompanhamento e avaliação dos cursos oferecidos pelas instituições parceiras, de modo a subsidiar a gestão na qualidade dos processos educacionais, efetivando a sua missão. Assim sendo, este trabalho tem por objetivoelaborar um projeto de intervenção que contribua para a implementação do processo de monitoramento e avaliação dos cursos executados por instituições de ensino parceiras da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde, em todos os critérios que se mostrarem pertinentes. Por meio deste projeto de intervenção espera-se instrumentalizar a gestão da escola a acompanhar o real atendimento das necessidades e especificidades atuais da ETSUSTO pelas instituições parceiras com os cursos oferecidos além de fortalecer a gestão pedagógica e financeira da escola e tornando-a de fato uma instituição de excelência
Abstract: OUVERNEY, F.P.Adequacyofthebylawsofmanagementeducationinhealth-DGES.2013.30f. WorkingEnd of Course(Specialization in EducationalManagementinTechnicalSchoolsHealthSystem-ETSUS) -School of Nursing, Federal University ofMinasGerais,Belo Horizonte, 2013. In 2011, with the mergerof the Technical SchoolSUSDr.Gismar Gomes-authorityresponsiblefor thetechnical trainingofmidlevelhealth, and the BoardofManagementof Health Education-DGES, responsible for thetraining ofhealth workersin alllevels, becoming a singleadministrative structureSESAUTO-called SchoolTocantinenseSUS-Dr.GismarGomes. Withthe introductionof the new wayof managingETSUS, thereby madenew demands, amongthem to establishpartnerships witheducational institutionsin order tooffercoursesfor whichETSUShas notechnical capacityand competencefor certification.To do so, he felt the need to think, develop andestablish asystematicmonitoring and evaluationof the coursesofferedby partner institutionsin order tosupportthe managementin the qualityof educational processes, effectingits mission. Therefore, this study aims todevelopan intervention projectthat contributes tothe implementationof the monitoring processand evaluationof thecoursesrun bypartner educational institutionsSchoolTocantinense'sHealth System, inallcriteriathat are deemedrelevant. Through thisintervention projectis expected toequipthe school managementto monitorthe actualcompliance with theneeds andspecificitiesofcurrentETSUS-TO by the partner institutionswith coursesofferedin addition to strengtheningtheeducationaland financialmanagementof the schooland making itthefactan institutionof excellence
Asunto: Educação em Enfermagem
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HEDMN
Fecha del documento: 30-ago-2013
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
francielli_paula_ouverney.pdf226.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.