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Type: Monografias de Especialização
Title: Orçamento empresarial: as modalidades de orçamento empresarial e sua aplicação dos diferentes perfis de empresas brasileiras em busca de competitividade
Authors: Filipe Melo Souza
First Advisor: Hudson Fernandes Amaral
Abstract: Nos tempos recentes, as empresas atuam em um ambiente econômico relativamente estável, onde o PIB segue crescendo, mesmo a taxas reduzidas, a inflação segue sob controle, mesmo apresentando pequenas variações acima da meta estabelecida pelo governo, e a taxa básica de juros segue em nível mais baixo. Resumindo, o ambiente econômico brasileiro está mais estável, permitindo que as empresas possam adotar planejamentos financeiros de forma mais assertiva, fazendo do orçamento empresarial um poderoso instrumento de gestão empresarial. Nesta perspectiva, o orçamento empresarial é uma ferramenta que facilita a previsão e estabelecimento de diretrizes para exercícios futuros, planejamento de cenários e cálculos mais assertivos de reposição de estoques, definições mais concretas sobre estratégias de estrutura de capital, assim como administração de fluxo de caixa, investimentos, e outras necessidades da empresa. Nesse contexto, a pergunta que norteia tal estudo é: no mundo contemporâneo, caracterizado pela competitividade acirrada do mercado globalizado, qual a melhor abordagem teórica relativa ao orçamento empresarial a ser utilizada pelas empresas? Buscando esta resposta, o estudo apresenta uma análise das diferentes abordagens de orçamento empresarial. Em termos metodológicos, a opção foi por uma revisão de literatura de caráter qualitativo, a partir de onde se conclui que não existe um modelo universal de orçamento para todas as organizações e que, toda empresa, independente do seu porte e atividade econômica precisa de um planejamento orçamentário que seja adequado às suas necessidades e construa ou mantenha sua competitividade no mercado.
Abstract: In recent times, companies operate in a relatively stable economic environment, where the Gross Domestic Product continues to grow, even at reduced rates, the inflation continues under control, even with minor variations up, and the basic interest rate follows at lowest level. In summary, the Brazilian economic environment is more stable, allowing businesses to adopt financial planning more assertive, and transforming the budget into a powerful business tool for business management. In this perspective, the enterprise budget is a tool that facilitates predicting and establishing guidelines for future exercises, scenario planning and calculations more assertive inventory replenishment, definitions more concrete strategies on capital structure, as well as management of cash flow, investments, and other business needs. In this context, the question that guides this study is: in the contemporary world characterized by fierce competition of the global market, what is the best theoretical approach on the business budget to be used by companies? Seeking this answer, the study presents an analysis of the different types of business budget and their suitability for different profiles of companies and their segments. In terms of methodology, the choice was a literature review of qualitative character, from which concludes that there is no universal model for all budget organizations to every company, regardless of its size and economic activity needs a budget planning that is suited to your needs and build or maintain their market competitiveness.
Subject: Administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HEMKK
Issue Date: 2-Sep-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica

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