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Type: Tese de Doutorado
Title: Corpografias em dança: da experiência do corpo sensível entre a informação e a gestualidade
Authors: Graziela Correa de Andrade
First Advisor: Maria Aparecida Moura
metadata.dc.contributor.advisor2: Dominique Ducard
First Referee: Dominique Maingueneau
Second Referee: Ana Maria Pereira Cardoso
Third Referee: Helena Tania Katz
metadata.dc.contributor.referee4: Eduardo Antonio de Jesus
metadata.dc.contributor.referee5: Maria Guiomar da Cunha Frota
Abstract: Corpografias em Dança é uma investigação complexa e indisciplinada. Desenvolvida entre os campos da Ciência da Informação e Ciência da Linguagem, a pesquisa vincula-se, fortemente, ao Campo da Dança e fundamenta-se, essencialmente, por bases filosóficas, conjugando assim, distintas fronteiras disciplinares. Tal trama teórica é desenvolvida a fim de tornar visível o pressuposto que move nossas questões, sendo ela: a hipótese de que o corpo experimenta, sensivelmente, a informação, e que por vias da gestualidade podemos evidenciar essa subjacente relação. O princípio de nossa argumentação volta-se, de tal maneira, para a reflexão filosófica sobre o corpo, com vistas a apontar a complexidade desse nosso principal objeto e, igualmente, sugerir uma abordagem que o considere em constante comunhão com o mundo. Assim, perscrutamos a ontologia da carne em Merleau-Ponty para torná-la pano de fundo do jogo entre os elementos que trouxemos à tona para integrar e compor o traçado desejado. Dentre tais elementos, a informação é o primeiro a ser desdobrado, deixando revelar seus aspectos sensíveis e qualitativos que serão chamados de infosignos. Nessa verticalização, a informação ganha seu direito e seu avesso, seu visível e invisível e, antes de tudo, torna-se potência, a ser atualizada diante de um corpo que é seu dispositivo. Em seguida, o gesto passa a ser revisado diante de uma literatura que vai da antropologia e filosofia até a perspectiva somática e a dança. Diante do que é apresentado, ele é tomado enquanto medialidade pura e tem na gestualidade seu lado mais aparente. Quanto à abordagem no campo da dança, promovemos breve retrospectiva, que compreende a emergência da dança moderna na virada do século XIX para o XX. Partindo do esquema de François Delsarte, que procurava indicar associações entre os gestos e emoções humanas, percorremos algumas reflexões artísticas, dentre as quais destacam-se os sistemas elaborados por Rudolf Laban, que ofereceram importante referencial para nossas demandas de análise. A partir daí foi possível consolidar nosso entendimento a respeito da improvisação em dança, como um exercício criativo capaz de provocar o agenciamento de alteridades imaginárias que podem apontar para o caráter sensorial e emotivo da informação. Dedicamo-nos, então, ao debate sobre as espacialidades e que aqui está centralizado no corpo. Nesse âmbito, incluem-se a noção de corpografia - sob o ponto de vista de Britto e Jacques e, a partir dela, nossas concepções de lugar, espaço e ambiência elaboradas para fins analíticos -, como tempos distintos da experiência corporal na entidade física. A esta altura, concluímos nossa cartografia de pesquisa e nos dirigimos para a análise de nossas corpografias em dança, que conformam nosso objeto empírico. Com esse objetivo, foi desenvolvida uma metodologia de pesquisa, na qual bailarinos voluntários, de várias partes da América do Sul e Europa, registraram vídeos de improvisação em dança em espaços públicos, diante de prévia orientação. Assim, o trabalho elaborado compreende a informação, o corpo, o gesto, e o espaço como elementos de uma mesma carne que operam em sinergia e para os quais se faz necessário um ponto de vista complexo: que os desdobre, os tensione e os conjugue. São esses os esforços e contribuições desta pesquisa que, ao tracejar o desenho de uma linha invisível de sentido entre a informação e gestualidade, já suscita seu desmanche no corpo, ininterruptamente movente.
Abstract: Bodygraphies in Dancing is a complex and undisciplined investigation. It has been developed in between the fields of Information Sciences and Language Sciences, and it has been deeply rooted to the Dance Field and is essencially fundamented by philosophical grounds, conjugating therefore distinct disciplinary boundaries. Such theoretical weave is developed in order to make visible the presumptions that move our issues, which are: the hypothesis that the body experiments information quite much, and that gestures make this subjacent relation evident. The principle of our argumentation goes somewhat around the philosophical reflection about the body so as to point out the complexity of our main research object and to equally suggest an approach which considers it in constant communion with the world. This way we investigate the onthology of the flesh by Merleau-Ponty to make it the background for the game among the elements we point out to integrate and shape up the desired design. Among such elements, information is the fisrt one to be unfolded, unraveling its sensitive and qualitative aspects which will be named infosigns. In such verticalization, information gets its right side and its inside out, its visible and its invisible sides, and above all, it becomes potency, to be updated before a body which is its trigger. Further on, the gesture comes to be revised with views of a literature that ranges from antropology and philosophy to the somatic perspective and the dance. Due to what is presented, it is taken as pure mediality and has in gesturing its most aparent side. Concerning the dance field approach, we promote brief retrospective which compromises the urge of modern dance at the turn of the 19th to the 20th century. Having François Delsartes schematic as a starting point, who attempted to show associations between gestures and human emotions, we glide through some artistic reflections such as the systems elaborated by Rudolf Laban, the most outstanding ones, which are important references ground to our analysis demands. From that being done we could consolidate our understanding of improvisation in the dance, as a creative exercise able to provoke the acting of imaginary alterities which may point to the sensorial and emotional character of information. We have therefore dedicated ourselves to the debate over the spacialities which are here focused in the body. In such scope, the notion of bodygraphy has been included under Jacques and Brittos points of view and from this notion, our conceptions of place, space and ambience elaborated for analytical ends - have also been included, as distinct times of the bodily experience in the physical entity. Up to this point, we conclude our research cartography and go towards the analysis of our bodygraphs in dancing, which conform with our empiric objective. With that in mind, a research methodology was developed in which volunteer dancers from various parts of America and Europe made videos of dance improvisation in public spaces according to previous orientation. That way the elaborated work encompasses the information, the body, the gesture and the space as elements of the same flesh which operate in sinergy and demand a complex point of view that can unfold, tighten and conjugate them. Such efforts and contributions of this research design an invisible thread of sense between information and gesturing which untangles as it is built since the body is an ever moving (meaningful) entity.
Subject: Coreografia
Dança
Ciência da informação
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação
Gestos
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HHGXK
Issue Date: 12-Dec-2013
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