Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HKFMZ
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Interações multimodais em uma sala de aula de biologia
Autor(es): Vanessa Avelar Cappelle Fonseca
Primeiro Orientador: Helder de Figueiredo e Paula
Primeiro membro da banca : Eduardo Fleury Mortimer
Segundo membro da banca: Adelson Fernandes Moreira
Resumo: A pesquisa apresentada nesta dissertação teve como objetivo investigar como uma professora de Biologia experiente utiliza múltiplos modos de comunicação com a intenção de introduzir os estudantes nas formas de conceber e interpretar os fenômenos biológicos. Nosso referencial teórico está baseado na Semiótica Social, uma teoria que estuda os processos de compartilhamento, negociação e produção de sentidos e significados entre sujeitos que interagem uns com os outros, em um dado contexto sócio histórico, por meio de modos de comunicação verbais, visuais, gestuais e acionais. Nossa pesquisa foi realizada em uma sala de aula de Biologia de uma escola pública federal dedicada à formação técnica de nível médio. O processo de produção dos dados foi amparado nas anotações feitas em um caderno de campo pela pesquisadora, por meio das quais pudemos reconstituir as sequências de acontecimentos, observados e registrados em áudio e vídeo, sob uma ótica qualitativa e naturalística, ao longo do último trimestre letivo de 2012. Utilizando a Semiótica Social, nós concebemos uma unidade de análise, o Ato Comunicativo, que nos permitiu entender como modos de comunicação, tais como gestos, comportamento proxêmico, movimentos de cabeça, direcionamento do olhar, ações sobre objetos, mudança de postura corporal, dentre outros, tiveram contribuições específicas para o compartilhamento de significados na sala de aula observada, bem como quais foram os efeitos do uso combinado ou orquestrado desses modos. Em resposta às nossas questões de pesquisa, as análises que fizemos nos permitem dizer que: 1º- em todas as aulas acompanhadas, nós encontramos diversos atos comunicativos nos quais, além do modo verbal, outros modos de comunicação cumprem um papel de destaque; 2º- os modos de comunicação cumpriram funções bastante específicas e coerentes com as potencialidades e limitações que lhes são características como meios para a expressão de significados ideacionais, interpessoais e textuais; 3º- a orquestração dos modos de comunicação realizada pela professora é coerente com as intenções retóricas que parecem ter orientado os atos de comunicação por ela protagonizados, o que nos permite caracterizar essa professora como uma comunicadora plenamente qualificada no uso de múltiplos modos de comunicação para introduzir os estudantes nas formas de conceber e interpretar os fenômenos biológicos. A análise realizada contribuiu para o desenho de um quadro mais acurado sobre a importância não só das palavras, mas de múltiplos modos de comunicação no ensino e na aprendizagem da Biologia. Nas considerações finais, implicações dos resultados dessa análise para a pesquisa educacional e para a prática pedagógica são apresentadas e discutidas.
Abstract: This study aimed to characterize how an experienced biology teacher uses multiple modes of communication with the intention of introduce students to the ways of conceive and interpret biological phenomena. For that, our theoretical framework was Social Semiotics and studies in the field of Multimodality. This perspective involves considering the contribution of each mode of communication (composed by words, or gestures, or actions, etc.) in the interaction between a biology teacher and her students, but also the orchestrated use of these modes. To contextualize and justify this research problem we present a literature review, which highlights the need to investigate the role of different semiotic modes in classroom interactions. We conducted our study over a 3-month period at a public federal school devoted to technical training. Classroom lessons were audio and video-recorded to facilitate the process of transcribing, and field notes also played an important role. Relying on Social Semiotics, we designed a unit of analysis, the Communicative Act, which allowed us to understand how modes of communication such as gesture, proxemics, movements of the head, direction of gaze, actions on objects, body posture, among others, have specific contributions to the interactions in the classroom. In addition, we studied the effects of the combined use (orchestration) of these modes. In response to our questions, the analytic scheme that guide the analysis of multimodal interactions enable us to say that: (1) communicative modes, other than language, were particularly relevant in the lessons selected for the study; (2) modes of communication fulfilled very specific functions that were consistent with the affordances and constraints that are characteristic to them as means for the expression of ideational, interpersonal and textual meanings; (3) the orchestration of communication modes performed by the teacher is consistent with the rhetorical intentions that seem to have guided the communicative acts which allow us to characterize her as a qualified communicator in the use of multiple modes of communication to introduce students to the ways of conceive and interpret biological phenomena. Therefore we believe that the analysis contributed to the design of a more accurate picture of the importance not only of words but of multiple modes of communication in Biology teaching and learning. In the closing remarks, we discuss some implications of our findings for educational research and practice.
Assunto: Educação
Semiótica
Biologia  Estudo e ensino  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HKFMZ
Data do documento: 30-Jan-2014
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_vanessa_cappelle_2014_.pdf4.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.