Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HMFUB
Type: Tese de Doutorado
Title: Cinema, história pública e educação: circularidade do conhecimento histórico em Xica da Silva (1976) e Chico Rei (1985)
Authors: Rodrigo de Almeida Ferreira
First Advisor: Thais Nivia de Lima e Fonseca
First Co-advisor: Eduardo Victorio Morettin
First Referee: Ana Maria Mauad de Sousa Andrade Essus
Second Referee: Bernardo Jefferson de Oliveira
Third Referee: Joao Pinto Furtado
metadata.dc.contributor.referee4: Marcos Francisco Napolitano de Eugenio
Abstract: No contexto da educaçãA tese Cinema, história pública e educação: circularidade do conhecimento histórico em Xica da Silva (1976) e Chico Rei (1985) propõe compreender o filme de gênero histórico no que tange a mediação, divulgação e produção do conhecimento histórico, tanto em espaço escolar, quanto não-escolar. Problematiza-se esse gênero fílmico para o saber histórico a partir da análise dos imaginários sociais presentes nos filmes, construídas na interface entre a historiografia e outros campos narrativos como a literatura, a música e o carnaval. A discussão assinala as dimensões da história pública, considerada como produção e divulgação do conhecimento histórico em diálogo com outras áreas, não necessariamente acadêmicas. Tais reflexões são desenvolvidas a partir da análise dos filmes Xica da Silva (dir. Cacá Diegues, 1976) e Chico Rei (dir. Walter Lima Júnior, 1985). No imaginário social, a trajetória desses ex-escravos é emblemática na história mineira, tendo sido representada em variados suportes narrativos. Os personagens das películas são motes para a narrativa fílmica abordar aspectos sócio-históricos do período da América Portuguesa, sobretudo, de Minas Gerais no século XVIII. O filme de gênero histórico permite, ainda, observar o contexto temporal de sua produção e veiculação. No caso, ambos os filmes foram realizados durante a ditadura civil-militar brasileira, abordando o período por meio de alegorias, metáforas, sugestões e/ou chistes. A pesquisa está inscrita em um cenário transdisciplinar: áreas da educação, da história e do cinema. A análise fílmica, sob o prisma da relação entre a produção acadêmica e a educação para além do espaço escolar, foi estruturada nos seguintes pontos: 1º) a construção das narrativas cinematográficas em diálogo com as formas de representações históricas como expressão de história pública; 2º) o papel do filme de gênero histórico e suas características narrativas diante de políticas de Estado para educação e cultura, enfatizando a relação entre os projetos dos referidos filmes e a Embrafilme; 3º) a análise de Xica da Silva (1976) e de Chico Rei (1985) destacando a apropriação, circularidade e ressignificação de imaginários sociais sobre a história do Brasil que perscrutam a temporalidade passado-presente, e; 4º) a repercussão educativa dos filmes via cobertura da imprensa e sua inserção nos espaços escolares, por meio de livros didáticos e capacitação docente. Considerando-se, a partir desses pontos, a problematização de filmes de gênero histórico e educação, evidenciam-se possibilidades metodológicas da história pública.
Abstract: The dissertation Cinema, public history and education: circularity of historical knowledge in Xica da Silva (1976) and Chico Rei (1985) investigates the historical movie genre from the viewpoint of mediation, divulgation and production of historical knowledge in both school and non-school spaces. This analysis of historical movies was based on the social imaginaries in the movies built at the interface between historiography and other narrative fields such as literature, music and carnival. It points to the dimensions of public history as a means of production and divulgation of historical knowledge in dialogue with other not necessarily academic areas. These reflections were based on the analysis of the movies Xica da Silva (directed by Cacá Diegues, 1976) and Chico Rei (directed by Walter Lima Júnior, 1985). In the social imaginary, the paths of the former slaves, the main characters, are emblematic in the history of Minas Gerais and have been presented in various narrative supports. These characters afford an opportunity for the movies to deal with social historical aspects of the Portuguese America Period, mainly in Minas Gerais during the 18th century. Historical movies also allow observing the temporal context of their production and divulgation. Both of these movies were made during the Brazilian civil-military dictatorship and dealt with this period through allegories, metaphors, suggestions and/or jokes. This study is transdisciplinary in nature, delving into the areas of education, history and cinema. The analysis of the relationship between academic production and education beyond the school space through the movies was structured as follows: 1) the construction of the movie narratives in a dialogue with the forms of historical representation as a means of expression of public history, 2) the role of historical movies and their narrative characteristics in relation to the State educational and cultural policies with emphasis on the relationship between these movie projects and Embrafilme, the Brazilian State movies agency, 3) the analysis of Xica da Silva (1976) and Chico Rei (1976) with emphasis on the appropriation, circularity and resignification of social imaginaries of Brazilian history that run through the past-present timeline, and 4) the educational impact of these movies as covered by the press and their introduction to school spaces through didactic books and teacher training. This approach of historical movies and education reveals methodological possibilities within public history.
Subject: Filmes historicos  Brasil
Educação
Cinema na educação
História
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HMFUB
Issue Date: 21-Feb-2014
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.