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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Livros didáticos de alfabetização PNLD/2010: dimensões do planejamento pedagógico para as propostas de produção de textos escritos
Authors: Aline Elvira de Figueredo
First Advisor: Ceris Salete Ribas da Silva
First Referee: Delaine Cafiero Bicalho
Second Referee: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Abstract: Esta pesquisa orienta-se em torno de alguns questionamentos básicos acerca da organização pedagógica das atividades destinadas ao desenvolvimento das habilidades de escrita de textos das crianças que ingressam aos seis anos no Ensino Fundamental de nove anos. Neste trabalho, são investigadas as propostas de produção de textos em livros didáticos de alfabetização destinados ao 1º e 2º anos iniciais de escolarização, distribuídos pelo Programa Nacional de Livros Didáticos 2010 (PNLD) para as escolas públicas do país, a fim de analisarmos os procedimentos pedagógicos adotados para o desenvolvimento das habilidades de escrita de diferentes gêneros textuais, no decorrer de um ciclo de dois anos de alfabetização. Na constituição do corpus da pesquisa, foram utilizadas, como fonte documental, cinco das dezenove coleções didáticas de alfabetização, aprovadas no PNLD/2010, produzidas no contexto da implantação do Ensino Fundamental de nove anos e destinadas aos alunos que cursam os dois primeiros anos de escolarização. Buscamos traçar um perfil contrastivo dessas cinco coleções destacando algumas dimensões do planejamento curricular para um ciclo de alfabetização: tempo, gêneros textuais e integração dos eixos de ensino (leitura e produção de texto). As análises dessas coleções nos mostraram o desafio de se ensinar a produzir textos no ambiente escolar e que o ensino de língua portuguesa, nos anos iniciais de escolarização, deve estar voltado para a função social da língua. Este estudo também nos apontou para uma ordenação temporal diferenciada entre as coleções, ritmos e frequências distintos, tendência de concentração das atividades de produção de textos nos segundos volumes, ausência da especificação do gênero textual nos enunciados, diversidade textual representativa, ideia de progressão, oscilação da frequência, ausência de um consenso sobre a sistematização dos gêneros e a presença de integração entre os eixos de ensino: leitura e produção escrita. Apesar de detectarmos alguns pontos questionáveis em relação ao trabalho com a produção de textos nos livros didáticos de alfabetização, consideramos de grande importância o investimento, pelo governo, tanto na avaliação desses livros quanto na aquisição e distribuição às escolas públicas do país.
Abstract: This research is oriented around some basic questions about the organization of educational activities aiming the development of children text writing abilities that have entered a nineyear length elementary school at the age of six. In this work, we have investigated the proposed production of texts in literacy textbooks for the 1st and 2nd years of schooling, distributed by the National Program of Textbooks 2010 (PNLD) for public schools in Brazil in order to analyze the teaching procedures adopted for the development of writing abilities in different text genres during a two-year cycle of literacy. In the constitution of the research corpus, we used, as document source, five out of nineteen teaching literacy collections, approved by PNLD/2010, produced in the context of the implementation of the nine-year length elementary school for students attending the first two years. We had the objective to draw a contrastive profile of these five collections to map the characteristics of their proposal of teaching the written language, considering the following aspects of the production of written texts by the children: mapping the text genres presented to the work of writing during the first years of schooling, the main conditions for the production of written texts that arise in situations of teaching and learning for children in early stage of literacy, the frequency and progression of complexity of the proposed written texts over the first two years of schooling; integration axes of education: reading and text production. The analyzes of these collections have shown us the challenge of teaching to produce texts in the school environment and the teaching of the Portuguese language, in the early years of schooling, should be facing the social function of language. This study has also pointed out that the textbook stands as an important mediator of the sphere of teaching, serving as a tool for both the student and the teacher.
Subject: Livros didáticos
Educação
Alfabetização
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HMGF8
Issue Date: 24-May-2013
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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