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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Inferir explicações e explicar inferências: uma abordagem pragmático-transcendental da inferência à melhor explicação
Autor(es): Fabio Tenorio de Carvalho
primer Tutor: Patricia Maria Kauark Leite
primer Co-tutor: Michel Bitbol
primer miembro del tribunal : Michel Bitbol
Segundo miembro del tribunal: Ernesto Perini Frizzera da Mota Santos
Tercer miembro del tribunal: João Carlos Brum Torres
Cuarto miembro del tribunal: Christian Bonnet
Quinto miembro del tribunal: Manuel Bachtold
Resumen: Esta tese aborda os problemas - e as promessas do modelo de raciocínio mais conhecido hoje pelos nomes de Abdução ou Inferência à Melhor Explicação (IME). Trata-se de desenvolver uma estrutura conceitual na qual seja possível resolver (ou, por vezes, dissolver) esses problemas, sem descurar das legítimas reivindicações filosóficas que o modelo pretende satisfazer. Existe uma lógica da descoberta científica? É possível justificar a suposta relação entre as qualidades explicativas de uma teoria e a verdade? Apesar dos esforços de autores como C. S. Peirce, N. Hanson, G. Harman e P. Lipton para descrever uma forma de argumento explicativo distinta da dedução e da indução, concluímos que não há uma estrutura particular de premissas e conclusão que se possa nomear abdução ou IME. Apresenta-se então a perspectiva aqui chamada de pragmático-transcendental como a mais apta a responder às questões suscitadas pela abdução e pela IME. A adoção dessa abordagem permite distinguir dois tipos de regras operativas nas atividades de pesquisa científica: regras definidoras da atividade e regras estratégicas. A solução de Immanuel Kant para o problema da validade objetiva das máximas regulativas da razão é então reinterpretada em termos de justificação transcendental das regras estratégicas de investigação. Propõe-se, por fim, um tipo de reconstrução racional do conhecimento baseada na perspectiva pragmático-transcendental, na qual a introdução de novas conjeturas de pesquisa e a produção de explicações científicas são tratadas como procedimentos de caráter estratégico e, por isso, também passíveis de uma justificação transcendental.
Abstract: Cette thèse porte sur les problèmes et les promesses épistémologiques liés au modèle de raisonnement plus connu de nos jours par le nom dAbduction ou dInférence vers la Meilleure Explication (lIME). Il sagit de déployer un cadre conceptuel dans lequel il soit possible de résoudre (ou, parfois, de dissoudre) ces problèmes, sans pour autant négliger les demandes philosophiques légitimes que ce modèle était censé de combler. Y-a-t-elle une logique de la découverte scientifique ? Est-ce quon peut justifier le rapport présumée entre les qualités explicatives dune théorie et la vérité ? Malgré les efforts des auteurs comme C. S. Peirce, N. Hanson, G. Harman et P. Lipton pour décrire une forme spécifique dargument explicatif, distincte de la déduction et de linduction, on conclue quil ny a pas une structure particulière de prémisses et conclusion quon puisse nommer dabduction ou dinférence vers la meilleure explication. On propose ainsi la perspective pragmatique transcendantale comme la plus apte à clarifier et à répondre aux questions suscitées par labduction et par lIME. Daprès cette approche, il est possible de distinguer lusage de deux types de règles au sein de lactivité de recherche scientifique: celles qui définissent ces activités et celles quindiquent comment on les doit pratiquer efficacement. Ensuite, la réponse dEmmanuel Kant au problème de la validité objective des maximes régulatrices de la raison est réinterprétée comme une justification transcendantale des règles stratégiques de recherche. Il est proposé, enfin, une sorte de reconstruction rationnelle de la connaissance basée sur la perspective pragmatique-transcendantale, selon laquelle lintroduction de nouvelles conjectures et la production dexplications scientifiques sont considérés comme des procédures stratégiques, donc, susceptibles elles aussi de une justification transcendantale.
Asunto: Hipotese
Filosofia
Justificação (Teoria do conhecimento)
Ciência Metodologia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9JTN55
Fecha del documento: 11-mar-2013
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