Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9K5KYD
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Fatima Soares Motta Noronha | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Adriana de Melo Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Norma Melo | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Jane Lima dos Santos | pt_BR |
dc.creator | Aline Miranda da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T11:48:46Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T11:48:46Z | - |
dc.date.issued | 2014-01-10 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9K5KYD | - |
dc.description.abstract | The American Visceral Leishmaniasis (AVL) is a disease caused by the protozoanLeishmania infantum, which affects organs such as liver and spleen, constituting as a serious public health problem in many regions of Brazil, including Minas Gerais. The expansion of cases in Brazilian cities is associated with the adaptation of the vector (Lutzomyia longipalpis) to these environments, the presence of dog (Canis familiaris) as a reservoir and the uncontrolled urbanization. Preventive measures are directed to disease vector control, euthanasia of seropositive dogs and treatment of humans. However, health education should also be considered as an important form of disease prevention, since it mobilizes the population to adopt protective practices. In this context, the Biology textbook can be considered as a tool in this process, since the information content is appropriately presented. This study aimed to verify the quality of texts and images about AVL present in Biology textbooks adopted by 20 schools in the city of Sete Lagoas (MG) in 2013. Qualitative analysis was based on 25 questions related to the biology of L. infantum and disease pathogenesis, symptomatology, epidemiology, treatment and prevention for each book adopted in the high school. The results showed that the authors discussed the disease through a decontextualized way and important factors such as reservoir and disease epidemiology, treatment and protective measures have not been elucidated in most or all books. Therefore, a more careful choice of textbooks, the use of alternative books and technological resources, and continuing education programs for teachers should improve the quality of health education in schools. | pt_BR |
dc.description.resumo | O protozoário Leishmania infantumé o agente etiológico da LeishmanioseVisceral Americana (LVA), uma doença que acomete órgãos como fígado e baço, constituindo-se como um grave problema de saúde pública em muitas regiões do Brasil, incluindo Minas Gerais. A expansão de casos nas cidades brasileiras está associada com a adaptação do vetor (Lutzomyia longipalpis) a esses ambientes, com a presença do cão (Canis familiaris) como reservatório e com a urbanização desordenada nas periferias dos grandes centros. As medidas de prevenção da doença estão ligadas ao controle do vetor, à eutanásia de cães soropositivos e ao tratamento dos indivíduos doentes. Entretanto, a educação para a saúde também deve ser considerada como uma importante forma de prevenção, uma vez que mobiliza a população para adoção de práticas protetivas. Nesse sentido, o livro didático de Biologia pode constituir-se como uma ferramenta nesse processo, desde que as informações estejam dispostas de maneira contextualizada. O presente trabalho teve como objetivo verificar a qualidade de textos e imagens sobre LVA presentes em livros didáticos de Biologia adotados por 20 escolas do município de Sete Lagoas (MG) no ano de 2013. A análise qualitativa baseou-se em 25 questões relacionadas à biologia de L. infantume à patogenia, sintomatologia, epidemiologia, tratamento e profilaxia da doença para cada livro adotado na rede de Ensino Médio da cidade. Os resultados mostraram que os autores abordaram a doença de modo descontextualizado e que importantes fatores, como reservatório, epidemiologia da doença, medidas protetivas e tratamento, não foram elucidados na maioria ou em todos os livros. Uma escolha mais criteriosa dos livros didáticos, a utilização de livros paradidáticos e recursos tecnológicos e programas de formação continuada para os professores poderiam, portanto, melhorar a qualidade da educação para a saúde nas escolas. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leishmania infantum | pt_BR |
dc.subject | Hospedeiros | pt_BR |
dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Palavras chave: Leishmaniose Visceral Americana | pt_BR |
dc.subject.other | Microbiologia | pt_BR |
dc.subject.other | Leishmania infantum | pt_BR |
dc.subject.other | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject.other | Leishmaniose visceral americana | pt_BR |
dc.subject.other | Epidemiologia | pt_BR |
dc.title | Análise de informações sobre leishmaniose visceral americana contidas em livros didáticos de biologia utilizados em escolas do ensino médio de Sete Lagoas, Minas Gerais, no ano de 2013 | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Microbiologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_aline_miranda_da_silva.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.