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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Satisfação do usuário - estudo de caso na biblioteca setorial Prof. Zenon Rocha do Centro de Ciência de Saúde da Universidade Federal do Piauí - Teresina-PI
Authors: Maria Regina Pereira Silva
First Advisor: Eduardo Jose Wense Dias
First Co-advisor: Maria das Graças Targino
First Referee: Isis Paim
Second Referee: Ana Maria Athayde Polke
Abstract: A universidade, enquanto responsável por uma formação educacional,cultural e tecnológica do país, possui a biblioteca como órgão co-responsável na missão de contribuir como repassadora do conhecimento consolidado, pois os livros têm bastante representatividade principalmente na educação formal. Nesse contexto, objetiva-se avaliar o nível de satisfação dos docentes e discentes da área de saúde da comunidade acadêmica especificamente no cursode medicina da Universidade Federal do Piauí(UFPI) diante dos serviçosprestados pela Biblioteca Prof. Zenon Rocha do Centro de Ciências da Saúde (BSCCS). O instrumento técnico que usamos para realizar a pesquisa foi o questionário misto, como parâmetro de avaliação, solicitando infonnações sobre: dados pessoais, categoria acadêmica, freqüência, horário, motivos da freqüência, serviços, fontes de informação utilizada, material bibliográfico, áreas mais carentes, grau de satisfação no atendimento, relacionamento com os funcionários, recursos utilizados para busca e sugestões, instalações físicas,informatização da biblioteca, acesso á internet e a bases de dados da área médica. Quanto aos discentes, os resultados demonstraram que são em sua maioria jovens do sexo masculino, possuem freqüência assídua, optando pela ida diária à biblioteca. As fontes de informação mais utilizadas por eles são os livros-texto e consideraram como área mais carente, na sua opinião, a Hematologia. A respeito dos serviços da biblioteca, os discentes responderam majoritariamente que são satisfatórios, quanto ao relacionamento com os funcionários que a maioria considera boa. Como recursos mais utilizados parabuscas de informação, recorrem ao auxilio do bibliotecário e auxiliares. No tocante ao acervo de livros, foi considerado pelos discentes como bom, ao passo que o de periódicos consideraram simplesmente regular. Em relação à questão do atendimento pelos funcionários, optaram pela alternativa bom e as instalações físicas da biblioteca foram classificadas como boas. Responderam ainda que a informatização da biblioteca atende às suas necessidades. Sobre oacesso á Internet, como a biblioteca não oferece esse tipo de serviço os que o utilizam fazem através do Centro de Ciências da Saúde (CCS); porém muito pouco, sendo que a maioria dos discentes não acessam as bases de dados da área médica. Os docentes apresentam algumas distinções quanto ao seu nível de satisfação e às características pessoais, estando a maioria na faixa etária de 40 anos, freqüentam a biblioteca esporadicamente, utilizam pouco o serviço de empréstimo da biblioteca, freqüentando a biblioteca muito mais com o intuito de se atualizarem de tópicos do seu interesse e preparar aulas e materialdidático. Sendo assim, convém ressaltar que o serviço mais utilizado pelos docentes é a consulta local e as fontes de infonnação mais utilizadas são os periódicos seguidos dos livros texto. A área mais carente segundo eles é a de periódicos, seguida pela de Saúde Pública.Quanto ao relacionamento com os funcionários, consideram bom na sua maioria; como recurso mais utilizado para busca e sugestão procuram consultar o bibliotecário/auxiliar da biblioteca econsideram o acervo, de forma geral, bom, assim como, o atendimento da biblioteca e as instalações físicas; a informatização da biblioteca deixa a desejar, pois não possui Internet na biblioteca e quando precisam, acessam através do CCS. Mesmo assim, a procura é mínima e as bases de dados da área médica são raramente acessadas.
Abstract: The university, as responsible for the educational, cultural andtechnological formation of the countiy, has the library as a co-responsible agency in the mission of contributing to the dissemination of consolidated knowledge, for books continue to be important in formal education. In the context, the objective was to evaluate the level of satisfaction of faculty and students in the area of health in of the academic community, specifically the course of medicine of the Federal University of Piaui (UFPI) given the services provided by the Library Prof. Zenon Rocha of the Health Sciences Center (BSCCS). A questionnaire was used to collect personal data and academic category, frequency, schedule, reason of the frequency, services, main information sourcesutilized, bibliographic material, areas in need, degree of user satisfaction,relationship with the staff, search features used, physical installations,computerization of the library, access to the Internet and to databases of the medical area. As for students, the results has demonstrated that they are in its majority young and male; visit the library frequently, usually eveiy day. The sources of information more used by them are textbooks and considered hematology as the area more needing. Regarding the services of the library, their answers were mainly "satisfactory". As regard the relationship with the staff, the majority considers it good; as features used for information searching they appeal to the librarian and other library staff; the collection of books was considered by the students as good, whereas the periodicals were considered to be only adequate;in with relation to the question of attendance by the staff, they considered it good; the physical installations of the library is adequate. As for access to the Internet, the library not providing this type of service, those who have it get access through the Health Sciences Center. The majority of the students do not have access to the databases of the medical area.Regarding the faculty, these present some distinctions as to the level ofsatisfaction and personal characteristics. The majority are in their 40s, don't go often to the libraiy, make little use of the loan services of the libraiy. Therefore they go to the library rather with the intention of keeping abreast in topics of their interest and to prepare lesson and didactic material. Thus, it stands out that the service more used by the faculty is local consultation, the sources of infoimation more used are the periodicals followed by text books, the area in most need according them is that of the periodicals, followed by Public Health matters. Asfor the relationship with the staff, the majority considers it good. For searching and for suggestions they mostly look for the librarian and other libraiy staff. They also consider good the collection, in general, as well as attendance of the library and the physical installations; the omputerization of the library is wanting for it does not provide for Internet access. When they need to do so they have access to it through the CCS. Yet, they make very little use of databases of the medical area.
Subject: Bibliotecas Estudo de usuários
Ciência da informação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9K9NYM
Issue Date: 1-Dec-2001
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