Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KQFUZ
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Perfil epidemiológico das infecções primárias da corrente sanguínea em um centro de cuidados intensivos de um hospital de ensino
Autor(es): Raimundo Fontenelle Mascarenhas
primer Tutor: Maria Aparecida Martins
Resumen: Os sistemas de vigilância epidemiológica das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde buscam analisar dados referentes às ocorrências das sepses para aprimorar seu diagnóstico, tratamento e prevenção. Entre as metas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária está o controle das Infecções Primárias da Corrente Sanguínea no ambiente hospitalar, particularmente Centros de Tratamento Intensivo. Objetivo: descrever o perfil epidemiológico das Infecções Primárias de Corrente Sanguínea ocorridas em pacientes adultos do Centro de Tratamento Intensivo em um hospital de ensino, determinando a frequência de seus agentes etiológicos e seu perfil de sensibilidade aos antimicrobianos. Metodologia: Estudo descritivo, retrospectivo e de abordagem quantitativa realizado em um Centro de Tratamento Intensivo de hospital de ensino de grande porte, na cidade de Belo Horizonte, no período de janeiro a junho de 2013, utilizando-se os bancos de dados da Comissão de Controle Infecção Hospitalar e do Laboratório de Microbiologia da instituição. Resultados: No período do estudo foram registradas 557 admissões no CTI e notificadas 186 infecções relacionadas à assistência, representando um terço dos eventos notificados em todo hospital. Dessas infecções no CTI, 25 foram diagnosticados como Infecções Primárias da Corrente Sanguínea, que foi o terceiro grupo mais frequente, suplantado pelas Pneumonias e outras Infecções do Trato Respiratório Inferior não Pneumonias. Os micro-organismos predominantes nas Infecções Primárias de Corrente Sanguínea foram: Acinetobacter baumannii, Staphylococcus epidermidis resistente à Oxacilina, Proteus mirabilis e Staphylococcus aureus resistente à Oxacilina. A taxa de letalidade dessas infecções de corrente sanguínea foi 25%. Conclusões: As Infecções Primárias da Corrente Sanguínea representam importante problema entre os pacientes do Centro de Tratamento Intensivo, com alta taxa de letalidade. Entre os agentes etiológicos dessas infecções, predominaram os estafilococos multirresistentes, sendo observado um aumento da frequência de bastonetes Gram negativos não fermentadores e enterobactérias com perfil de sensibilidade restrito, constituindo novo complicador.
Asunto: Controle de infecções
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KQFUZ
Fecha del documento: 7-mar-2014
Aparece en las colecciones:Especialização em Vigilância e Controle Das Infecções

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
paginas_iniciais.pdf103.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.