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dc.contributor.advisor1Walter Batista Cicarinipt_BR
dc.contributor.referee1Solange Cervinho Bicalho Godoypt_BR
dc.creatorLigia Menezes de Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T03:31:58Z-
dc.date.available2019-08-13T03:31:58Z-
dc.date.issued2014-02-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRG3J-
dc.description.abstractThe work object of this study is the work of education in health,resigned as an educational practice in health, developed in theBrazilian prison context , taking as starting point the National HealthPlan for the Penitentiary System (PNSSP), 2003. This work isjustified since, in view of educational practices in health education,educational activities should be an inherent strategic guidelines ofthe National Health Plan of Prisons practice in order to promote theemancipation and empowerment of individuals to respond to healthproblems in the prison population. Represents a challenge for healthprofessionals ownership of educational strategies that can assistincarcerated , effectively , leading to a healthier life . Thus , this studyhas as main objective to investigate scientific evidence abouteducational health actions in the prison system . For this , it uses anintegrative review as a research method , since through this is todeepen knowledge on a chosen based on previous work theme . TheLILACS and SciELO databases were reviewed for the period fromjanuary 2003 to january 2014, the final sample consisted of 4 papersselected . The results showed that thus, we found that, given thesmall number of studies, we can realize the paucity of publishedscientific articles on educational activities in health, resigned as ahealth practice of health professionals , developed in the Brazilianprison under . Educational activities developed in the prison contextare still reduced compared to the assumptions PNSSP, since theyear 2003. It is observed that the educational activities are stillcarried out in a timely and specific manner not being conducted andimplemented in accordance with the needs and experiences ofeveryday life incarcerated.pt_BR
dc.description.resumoO objeto de trabalho deste estudo é a ação educativa em saúde,conformada como uma prática educativa em saúde, desenvolvida noâmbito prisional brasileiro, tendo como marco inicial o PlanoNacional de Saúde no Sistema Penitenciário (PNSSP), ano de 2003.Este trabalho justifica-se uma vez que, na perspectiva das práticaseducativas em educação em saúde, as ações educativas deve seruma prática inerente às diretrizes estratégicas do Plano Nacional deSaúde do Sistema Penitenciário, a fim de promover a emancipaçãoe o empoderamento dos sujeitos para responder aos problemas desaúde da população carcerária. Constitui um desafio para osprofissionais de saúde a apropriação de estratégias educacionaisque possam auxiliar os encarcerados, de maneira efetiva, a conduzira uma vida mais saudável. Assim, este estudo tem como objetivogeral investigar evidências científicas acerca das ações educativasem saúde no sistema penitenciário. Para isso, utiliza-se a revisãointegrativa como método de pesquisa, uma vez que por meio dessaé possível aprofundar o conhecimento sobre um tema escolhido combase em trabalhos anteriores. Foram revisadas as bases de dadosLILACS e SciELO, no período de janeiro de 2003 a janeiro de 2014;a amostra final foi de 4 artigos científicos selecionados. Osresultados evidenciaram que Assim, foi possível identificar que, dadoao reduzido número de estudos encontrados, pode se perceber aincipiência de artigos científicos publicados sobre ações educativasem saúde, conformada como uma prática de saúde dos profissionaisde saúde, desenvolvida no âmbito prisional brasileiro. As açõeseducativas desenvolvidas em âmbito prisional ainda são reduzidasquando comparada aos pressupostos do PNSSP, desde o ano de2003. Observa-se que as ações educativas são ainda realizadas deforma pontual e específica não sendo conduzidas e realizadas deacordo com as necessidades, cotidiano e vivências dosencarcerados.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPessoal de Saúdept_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectPrisõespt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação profissionalpt_BR
dc.titleAs ações educativas em saúde desenvolvidas em âmbito prisional: revisão integrativa da literaturapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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