Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRMJT
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dc.contributor.advisor1Isabela Silva Cancio Vellosopt_BR
dc.contributor.referee1Selme Silqueira de Matospt_BR
dc.creatorVanessa Cristina Soares Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T12:41:43Z-
dc.date.available2019-08-12T12:41:43Z-
dc.date.issued2014-02-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRMJT-
dc.description.abstractThis study seeks to gather experiences of health professionals , focused on health, with pregnant and postpartum women , referenced by psychological knowledge in order to build strategies for Continuing Education . The method used was the integrative review, with survey data from the Biblioteca Virtual de Saúde ( BVS ) in the period from November 2013 through descriptors of Public Health , Pregnancy , Postpartum Period , selecting only full texts , the type items , the BDENF and LILACS. The five selected studies were analyzed highlighting the emotional and social care in this period of a woman's life aspects and the knowledge that may be used for the Continuing Education of health professionals who deal with these users . The results point to the need to build a look that these professionals acknowledge the emotional and social vulnerability of these users , offering a humanized support which wouldinclude listening and a dialogical relationship to strengthen their relation with the service , improving service to them and their children , conveying security , promoting health and preventing injuries in the case of users at risk or high - risk.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo busca reunir experiências de profissionais de saúde, voltados à Saúde Pública, com gestantes e puérperas, referenciadas pelo conhecimento psicológico com o objetivo de construir estratégias de Educação Permanente a partir das estratégias propostas por Ceccim (2004). O método utilizado foi a Revisão Integrativa, com levantamento de dados a partir da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) no período de novembro de 2013, através dos descritores Saúde Pública, Gestação, Período Pós-Parto, selecionando apenas textos completos, do tipo artigos, da BDENF e LILACS. Os cinco estudos selecionados foramanalisados destacando os aspectos emocionais e sociais no cuidado neste período de vida da mulher e os conhecimentos que possam vir a ser utilizados para a Educação Permanente doS profissionais de saúde que lidam com estas usuárias. Os resultados apontam para a necessidade de construir um olhar destes profissionais que reconheçam a vulnerabilidade emocional e social destas usuárias, oferecendo um suporte humanizado que preconize a escuta e uma relação dialógica que fortaleça o vínculo destas com o serviço, melhorando o atendimento a elas e a seus filhos, transmitindo segurança, promovendo saúde e prevenindo agravos, no caso das usuárias em risco ou alto-risco.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPós-partopt_BR
dc.subjectEducação Permanentept_BR
dc.subjectGestaçãopt_BR
dc.subjectSaúde Públicapt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação profissionalpt_BR
dc.titleUm olhar da psicologia sobre as experiências com gestantes e puérperas na Saúde Pública Do Brasil: construção de estratégias de Educação Permanentept_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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