Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRQDF
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Fatores motivadores de evasão escolar no Centro de Educação TécnicoProfissional na Área da Saúde - CETAS/ ETSUS de Rondônia
Autor(es): Adriana Prestes de Menezes
primer Tutor: Valda da Penha Caldeira
primer miembro del tribunal : Alda Martins Goncalves
Resumen: O presente trabalho apresenta o estudo de uma proposta de intervenção com o objetivo de elaborar um instrumental escolar para identificação dos fatores motivadores da evasão escolar no Curso Técnico em Enfermagem, no Centro de Educação Técnica Profissional na Área da Saúde - CETAS/ Escola Técnica do SUS (ETSUS) de Rondônia. Neste estudo são considerados os aspectos históricos relativos à criação das ETSUS e da Escola Técnica de Rondônia. São pontuadas questões relativas à dinâmica e funcionamento dos cursosofertados pela instituição, contextualizado o problema da evasão escolar e apresentadas as ações de intervenção a serem adotadas com o objetivo de conhecer as causas e/ou situações que colaboram para a evasão. Na revisão de literatura são apresentados os diversosconceitos do tema em discussão, as múltiplas causas, os impactos sociais gerados pelo abandono escolar e a carência de informações e pesquisas sobre o tema na educação técnica profissional. Em seguida, apresenta-se a proposta de intervenção e as etapas necessárias aodesenvolvimento deste projeto, que tem por finalidade identificar os fatores motivadores desse problema e posteriormente atuar de forma preventiva, colaborando para a permanência e continuidade do processo formativo por parte do profissional da saúde e consequentemente contribuir para a legitimação de sua identidade profissional.
Abstract: This paper presents the study of a proposed intervention with the goal of developing an instrument to identify the school motivating factors of truancy in Technical Course in Nursing at the Center for Technical Education Professional in Healthcare - CETAS / Technical School SUS (ETSUS) Rondônia. This study are considered historical aspects relating to the establishment of ETSUS and Technical School of Rondônia. Are scored questions related to the dynamics and functioning of the courses offered by the institution, contextualized the problem of truancy and presented the intervention actions to be taken in order to know the causes and / or circumstances that contribute to evasion. In the literaturereview presents the various concepts of the subject under discussion, the multiple causes, the social impacts generated by dropout and lack of information and research on the topic in professional technical education. Then, we present the proposed intervention and the steps needed to develop this project, which aims to identify the motivating factors of thisproblem and then take preventive, contributing to the permanence and continuity of the training process by the professional health and consequently contribute to the legitimacy of their professional identity.
Asunto: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRQDF
Fecha del documento: 1-jul-2013
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
adriana_prestes_de_menezes.pdf564.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.