Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSFWV
Type: Monografias de Especialização
Title: Projeto político pedagógico da ETSUS: a construção de uma prática educativa
Authors: Rosângela Rodrigues Melo de Andrade
First Advisor: Adriane Vieira
First Referee: Eulita Maria Barcelos
Abstract: Esta monografia tem como tema as práticas educativas estabelecidas por meio do projeto pedagógico. O principal objetivo deste estudo é construir o Projeto Político Pedagógico da Escola Técnica do SUS, e os objetivos específicos são identificar a conexão entre teoria e prática acerca do Projeto Político Pedagógico, diagnosticar os marcos filosóficos, teóricos e metodológicos do Projeto Político Pedagógico Escolar, voltado para a Escola Técnica do SUS-Piauí, mapear as dificuldades de se implantar o Projeto Político Pedagógico na escola, assim como, propor alternativas de um trabalho coletivo entre escola e comunidade para vivenciar a execução do Projeto Político Pedagógico. A intenção da escolha da temática em questão está em mostrar a importância social do Projeto Político-Pedagógico no contexto escolar, uma vez que o seu processo de construção e execução visa planejar a ação presente com vistas à transformação da realidade, pois é em função da melhoria dos serviços educacionais que se considera importante estruturar princípios que norteiam as práticas educativas. Este trabalho envolve pesquisa bibliográfica e de campo realizada na ETSUS-PI (Escola Técnica do SUS) - Piauí, tendo como sujeitos depesquisa os atores da referida escola: Instrutores, coordenadores técnicos e pedagógicos, alunos, pessoal de apoio e corpo técnico. O estudo proposto será iniciado pela realização de um planejamento e preparação coletiva do Projeto Político Pedagógico. O projeto político pedagógico da escola deve expressar intenções, valores e concepções fundamentais às ações educativas propostas, tendo como finalidade última contribuir para a formação de trabalhadores que potencializem a consolidação do SUS. A conclusão mais incisiva é que a construçãodo Projeto Político Pedagógico da ETSUS: a reconstrução de uma prática educativa e autônoma trata-se de fortalecer a construção de uma escola em perspectiva reflexiva e crítica, pautada em valores democráticos e em formação emancipadora, que possibilite a atuação crítica, criativa e compromissada no mundo do trabalho da saúde e a participação político social como cidadão.
Abstract: This monograph is themed educational practices established by the pedagogical project. The main objective of this study is to build the Educational Policy Project Technical School SUS, and the specific objectives are to identify the connection between theory and practice of the Educational Policy Project, diagnose landmarks philosophical, theoretical and methodological School of Educational Policy Project,aimed Technical School for the SUS-Piauí, mapping the difficulties of implementing the Political Pedagogical Project in school, as well as propose alternative collective work between school and community to experience the implementation of Project Political. The intention of the choice of the theme in question is to show the social importance of the Political-Pedagogical the school context, since the process of building and running the action plan aims to present with a view to transform reality, it is a function of improvement of educational services which are considered important structuring principles that guide educational practices. This work involves literature research and field work carried out in ETSUS-PI (Technical School SUS) - Piauí, whose research subjects actors of this school: Teachers, teaching and technical coordinators, students, support staff and technical staff. The proposed study will beinitiated by holding a conference planning and preparation of Project Political. The political pedagogical project of the school must express intentions, values and concepts fundamental to the educational proposals, ultimately aim to contribute to the training of workers that enhance the consolidation of SUS. The conclusion is that more effective construction of the Political Pedagogical ETSUS: the reconstruction ofeducational practice and unattended it is to strengthen the construction of a school in reflective and critical perspective, based on democratic values and emancipatory education, enabling the performance critical, creative and committed in the workplace health and social political participation as citizens.
Subject: Educação em Enfermagem
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSFWV
Issue Date: 26-Nov-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
capa_monografia_ros_ngela___atual__revisada.pdf19.96 kBAdobe PDFView/Open
monografia_ros_ngela___atual_revisada.pdf138.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.