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Tipo: Monografias de Especialização
Título: Planejamento Estratégico para elaboração do Projeto Político Pedagógico
Autor(es): Marcia Sandra Rêgo de Sousa
Primeiro Orientador: Adriane Vieira
Primeiro membro da banca : Allana dos Reis Correa
Resumo: Este estudo tem como tema o planejamento estratégico para a elaboração do Projeto Político Pedagógico da ETSUS/PI Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do estado do Piauí. O mesmo tem como objetivo elaborar o planejamento estratégico para a construção do PPP, assim como, identificar as estratégias de planejamento do PPP, promover a celeridade dos processos de trabalho, visando a desburocratização e o processo de autonomia participativa e, discutir a importância do planejamento no âmbito da ETSUS/PI. Pretende-se também apresentar os principais conceitos que dão sustentação teórica e metodológica ao Planejamento Estratégico Situacional (PES), segundo a concepção de Matus (2002). É necessário destacar a necessidade da inserção de outros autores, para esclarecer conceitosimportantes à compreensão do Planejamento Estratégico Situacional. OPlanejamento surge da necessidade básica de se gerenciar um processo ou um projeto desenvolvido pela Instituição. A questão norteadora na qual esta pesquisa baseou-se diz respeito à: de que forma pode ser realizado o planejamento para que as atividades da ETSUS-PI se tornem mais eficazes? O tema em estudo se justificapela necessidade de resolutividade dos processos gerenciais da ETSUS-PI, bem como promover a celeridade dos processos de trabalho, visando a desburocratização e o processo de autonomia participativa e será benéfico para a ETSUS/PI a partir do momento em que elaborarmos um plano de ação estratégico, a partir dos nós críticos enfrentados pela ETSUS-PI e da sua própria realidade. A conclusão mais incisiva é que a construção do planejamento baseado nasnecessidades regionais da ETSUS permitirá a reconstrução de uma prática educativa e autônoma fortalecendo a construção de uma escola em perspectiva reflexiva e crítica, pautada em valores democráticos e em formação emancipadora, possibilitando ao aprendente uma atuação crítica, criativa e compromissada no mundo do trabalho da saúde e a participação político social como cidadão.
Abstract: This study has as its theme the strategic planning for the development of the Political Pedagogical ETSUS / PI - Technical College of the Health System in the state of Piauí. The same aims to develop strategic planning for the construction of PPP, as well as identifying strategies of planning of PPP, promote the speed of work processes, aimed at streamlining the process of participatory autonomy and discuss the importance of planning in scope of ETSUS / IP. We also intend to present the main concepts that support the theoretical and methodological Situational Strategic Planning (ESP), according to the conception of Matus (2002). It is necessary to highlight the need for inclusion of other authors to clarify important concepts to understand Situational Strategic Planning. Planning arises from basic need to manage a process or a project developed by the institution. The main question on which this research was based on concerns: how planning can be done so that the activities of PI-ETSUS become more effective? The topic in question is justified bythe necessity of solving the managerial processes of ETSUS-PI as well as promote the speed of work processes, aimed at streamlining the process of participatory autonomy and will be beneficial to ETSUS / IP from the moment elaborate a plan of strategic action, from the critical nodes facing ETSUS-PI and its own reality. The conclusion is that more effective construction planning based on the needs of regional ETSUS allow the reconstruction of an autonomous educational practice andstrengthening the construction of a school in reflective and critical perspective, based on democratic values and emancipatory education, enabling the learner to one performance critical, creative and committed in the workplace health and social political participation as citizens.
Assunto: Educação em Enfermagem
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSM8J
Data do documento: 9-Ago-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

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