Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KWMB8
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Capacitação Pedagógica nas Escolas Técnicas do SUS Piauí
Autor(es): Vera Alice Melo
Primeiro Orientador: Adriane Vieira
Resumo: O presente trabalho teve como objeto de análise a prática pedagógica dos professores dos Cursos Técnicos de Nível Médio em Saúde oferecidos pela Escola Técnica de Saúde Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Monsenhor José Luís Barbosa Cortez - CEEPS/ETSUS PI. Partiu da revisão conceitual das temáticas: trabalho, processo de trabalho em saúde e técnica de nível médio para o SUS; formação docente para o ensino na educação profissional técnica de nível médio em saúde e os fundamentos para docência neste nível e modalidade de ensino na perspectiva da metodologia problematizadora. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, como resultantes da observação participante e da análise documental. Buscou-se: identificar as concepções pedagógicas do Projeto Político Pedagógico do CEEPS/ETSUS-PI, possibilitando-nos construir algumas considerações assim como uma proposta de formação permanente a ser oferecida à Escola investigada. Os docentes são agentes formadores e necessitam atualizar seus conhecimentos. Desse modo, é fundamental repensar a prática pedagógica, dando ênfase a uma atividade educativa com base na práxis, como instrumento de transformação.
Abstract: This work analyzes the pedagogical practice of teachers in the Technical Courses in Middle Level in Health, offered by the Technical Health School Center Estadual de Educação Profissional em Saúde Monsenhor José Luís Barbosa Cortez - CEEPS/ETSUS PI. It is based on the conceptual review of the following issues: work, the work process in health and the mid-level technical training to SUS; the teachers training for middle level health education and the teaching principles at this level; and the type of education according to the problem solving methodology. It was used the qualitative research, resulting from participant observation and document analysis. identify educational ideas of the Political Process of the was possible to construct reflections on the educational practice of teachers, considering the experiences reported by them, enabling us to build some considerations and a proposal for continuing education being offered to the school investigated. Teachers are training agents that need to update their knowledge. Thus, it is crucial to rethink the teaching practice, with emphasis on educational activities based on the "practice" as an instrument of transformation.
Assunto: Educação em Enfermagem
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KWMB8
Data do documento: 30-Jun-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_vera_vers_o_final_21_02_2014.pdf203.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.