Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LNJH3
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Livia Cozer Montenegropt_BR
dc.creatorAngela de Souza Florianopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T22:11:57Z-
dc.date.available2019-08-13T22:11:57Z-
dc.date.issued2014-02-22pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LNJH3-
dc.description.abstractIntegrative literature review aimed at identifying the educational strategies adopted by health teams to record adverse events in hospitals . The literature search was conducted from January 5 to February 10 , the databases Scientific Electronic Library Online , and Latin American and Caribbean Literature on Health Sciences , in which 30 papers that related adverse events were encountered and descriptors continuing education . After reading the full articles it was found that only 10 were in accordance with the aim of identifying the main factors that influence the process of notifying and mechanisms for stimulation of notification. Through grouping the similarities found in the textual analysis waspossible to consider the results into three categories : Knowledge , the villain of underreporting ; Continuing education : a limited and practical educational strategies for reporting : a harsh reality . Thus the results showed that the main factors influencing the act of notifying were knowledge about the importance of reporting and how to do it , change the culture of professional interventions and lack of constant stimulation to the notification health causing non-adherence multidisciplinary team .pt_BR
dc.description.resumoRevisão integrativa da literatura que buscou identificar as estratégiaseducativas adotadas pelas equipes de saúde para o registro de eventosadversos no ambiente hospitalar. A busca bibliográfica foi realizada no período de 05 de janeiro a 10 de fevereiro, na biblioteca Scientific Electronic Library Online e na base de dados da Literatura Latino - Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, nas quais foram encontrados 30 artigos que relacionassem os descritores eventos adversos e educação permanente. Após a leitura dos artigos na integra verificou-se que apenas 10 estavam de acordo com o objetivo de identificar os principais fatores que influenciam o processo denotificar e os mecanismos para estimulo da notificação. Por meio doagrupamento das similaridades encontradas na análise textual foi possível ponderar os resultados em três categorias: O conhecimento, o vilão da subnotificação; Educação continuada: uma prática limitada e Estratégias educativas para a notificação: uma dura realidade. Dessa maneira os resultados mostraram que os principais fatores que influenciam o ato de notificar foram o conhecimento sobre a importância de notificar e como fazê-lo, mudança da cultura dos profissionais e ausência de intervenções constantes para estímulo da notificação da saúde ocasionando a falta de adesão da equipe multiprofissional.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHospitaispt_BR
dc.subjectGerenciamento de Riscospt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectEventos adversospt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação profissionalpt_BR
dc.titleEstratégias educativas adotadas pelas equipes de saúde para o registro de eventos adversos no ambiente hospitalar: fatores que influenciam o processo de notificarpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
angela_de_souza_floriano_vers__o_final__2_.pdf96.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.