Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LNLTA
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O profissional de educação física no núcleo de apoio à Saúde da Família (NASF)
Autor(es): Jheniffer Pereira Morais
primer Tutor: Marlene Azevedo Magalhaes Monteiro
Resumen: A inserção do Profissional de Educação Física (PEF) na Atenção Básica à Saúde, especificamente no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) gerou uma série de expectativas quanto à atuação desse profissional. O objetivo deste estudo foi identificar as características da inserção e atuação do PEF no NASF, bem como sua contribuição para apromoção da saúde. A metodologia utilizada foi a Revisão Integrativa da Literatura. Foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicos LILACS, MEDLINE e SCIELO e identificados 72 artigos, nos quais quatro atenderam aos critérios de inclusão previamente estabelecidos. Os resultados demonstraram que as intervenções com os usuários são coletivas, com abordagens multiprofissionais e interdisciplinares voltadas principalmente para pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e idosas. As atividades mais desenvolvidas são acaminhada, o alongamento, o fortalecimento muscular, os exercícios de equilíbrio e as atividades lúdicas, além de palestras e avaliação das capacidades funcionais e da qualidade de vida. Os estudos apontaram um déficit na formação profissional para a atuação na saúde epara o trabalho multiprofissional. A pouca disponibilidade de estudos dedicados a essa área contribuiu para que esta pesquisa apresentasse lacunas. Recomenda-se o desenvolvimento de mais pesquisas ligadas aos diversos temas que envolvem o PEF no NASF a fim de o conhecimento das características deste profissional neste programa sirva como base para a atuação de outros profissionais e pesquisadores.
Abstract: The insertion of physical education professional in Primary Care Health, specifically at Nucleus of Support to Family Health generated a lot of expectations about the performance of this professional. The objective of this study was to identify the characteristics of insertion and action of the physical education professional in the Nucleus of Support to Family Health and its contribution to health promotion. The study methodology it is was the Integrative Literature Review. The electronic bases used were the LILACS, MEDLINE and SCIELO and were identified 72 articles, four of which met the inclusion criteria previously established and formed the final sample. The results demonstrated that interventions with users are performed in groups, with multidisciplinary and interdisciplinary approaches aimed mainly for people with chronic non-transmitted diseases and elderly. The most developed activities are walking,stretching, muscle strengthening, balance exercises and recreational activities, besides lectures and assessment of functional capacity and quality of life. The studies identified a deficit in vocational training for performance in health and multiprofessional work. The limitedavailability of studies dedicated to this area contributed to this research gaps presented. Is recommended the development of more research related to various approaches involving the physical education professional in the Nucleus of Support to Family Health to the knowledgeof the characteristics of this professional in this program will serve as a basis for the work of other professionals and researchers.
Asunto: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LNLTA
Fecha del documento: 14-feb-2014
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc_jheniffer_ed_fisica_13_05_2014.pdf121.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.